quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vivere una Favola (2012)

.
Viver uma Fábula de Alice Tomassini é uma curta-metragem italiana que foca inicialmente uma realidade já de si preocupante quando damos por nós a seguir a vida de Vesna, uma menina que pede esmola pelas ruas de uma qualquer cidade italiana, enquanto percebemos que os seus pais despreocupados e desinteressados com o seu paradeiro se devem encontrar na sua igualmente degradante casa.
É enquanto a vemos a pedir que damos por nós a presenciar outra realidade ainda mais preocupante quando Vesna é abordada por um homem que lhe começa por contar uma fábula de forma a atrair a sua atenção para algo que percebemos ser muito mais grave. Vesna está indefesa e sujeita a qualquer tipo de predador que deambule pelas ruas da mesma cidade.
Igualmente escrita pela realizadora, esta curta-metragem consegue abordar várias realidades decadentes e muito medonhas das quais uma criança pode ser vítima. Por um lado a miséria e mau ambiente familiar que a levam a estar sózinha pelas ruas de uma cidade e, uma vez aqui, está sujeita a todo o tipo de predadores que podem fazer dela aquilo que entenderem... como acontece.
Esta intensa mas assustadoramente real curta-metragem, consegue através de pequenos diálogos retratar um dos grandes males de sociedade actual onde um número indeterminado de crianças são vítimas de predadores sexuais que espreitam a qualquer esquina.
Um trabalho bem conseguido desta realizadora que, através dos olhos de uma criança e de uma história infantil, consegue ser cru, frio e em igual dose, medonho.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário