quarta-feira, 18 de março de 2015

6º FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa 2015

.
O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa está de volta a Lisboa para a sua sexta edição que irá decorrer no Cinema São Jorge entre os dias 8 e 15 de Abril próximos.
Como vem sendo habitual o FESTin tem uma vez mais a Mostra de Longas-Metragens em Competição nas quais se destacam de imediato a sessão de abertura onde será exibido o filme O Vendedor de Passados, de Lula Buarque de Hollande e com Lázaro Ramos - já vencedor do prémio de Melhor Actor com O Grande Kilapy em 2013 - numa das interpretações principais nesta que é uma adaptação de um romance de José Eduardo Agualusa. Já na sessão de encerramento, o FESTin irá exibir Não Páre na Pista, de Daniel Augusto numa obra biográfica do escritor brasileiro Paulo Coelho.
Também na secção competitiva serão exibidas Apneia, de Maurício Eça, A Despedida, de Marcelo Galvão com Nelson Xavier e Juliana Paes, Quando Eu era Vivo, de Marco Dutra - uma incursão pelo género fantasia e mistério -, Alemão, de José Eduardo Belmonte e com as interpretações de Antônio Fagundes, Cauã Reymond e Caio Blat, Jogo de Xadrez, de Luís António Pereira, Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa, de Gustavo Galvão com Vinicius Ferreira, Marat Descartes e Leonardo Medeiros, O Rio nos Pertence, de Ricardo Pretti com a interpretação de Leandra Leal destacando ainda a participação de duas longas-metragens portuguesas sendo elas Lura, de Luís Brás e A Porta 21, de João Marco.
A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens é aquela que, no festival, mostra a maior diversidade da produção em língua portuguesa e que será dividida em três sessões contendo cerca de noventa minutos de duração cada num conjunto de obras dos nove países de expressão portuguesa que vão desde a comédia, terror, animação e crítica social.
A Maratona de Documentários que é um dos rostos mais significativos do FESTin, faz chegar este ano às salas do Cinema São Jorge filmes como Água para Tabatô, de Paulo Carneiro feito na sequência do documentário A Batalha de Tabatô, de João Viana - premiado com o Sophia de Melhor Documentário Longa-Metragem em 2014 - Entre Cenas, sobre os bastidores de Os Maias - Cenas da Vida Romântica, de João Botelho, 2 Metros Quadrados, de Ana Luís Oliveira e Rui Oliveira, Setenta, de Emília Silveira sobre a ditadura militar brasileira, Esse Viver Ninguém Me Tira, de Caco Ciocler, Sem Pena, de Eugenio Puppo, A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa, A Nação que não Esperou por Deus, de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, Quitupo, Hoyé!, de Chico Carneiro e Rogério Manjate e ainda Yetu - A Nossa Música, de Ulika Franco.
Na Mostra de Cinema Brasileiro de Longas e Curtas-Metragens serão exibidos para além das já referidas sessões de abertura e encerramento, Um Filme Francês, de Cavi Borges ou A Onda da Vida, de José Augusto Muleta sendo esta mostra finalizada com a exibição de cinco curtas-metragens.
Será ainda efectuada uma Homenagem à Rede Globo pelos seus cinquenta anos e pelo apoio que dá ao cinema do país ao dedicar uma mostra especial à Globo Filmes e uma programação que inclui ainda um debate sobre Cinema vs. Televisão tendo como participantes da mesa redonda o director da Globo Filmes Edson Pimentel, o director da Rede Globo em Portugal Ricardo Pereira, o apresentador da RTP Mário Augusto, o realizador Cavi Borges e o director da Cinemundo Nuno Gonçalves.
Todos os anos existe um segmento de País Homenageado honra que em 2015 recai sobre Timor-Leste com o debate Timor, Janela Aberta e a exibição de Fraternuras, de Maria João Coutinho e Simion Doru Cristea.
Pela segunda vez o FESTin alarga as suas fronteiras para lá do mundo lusófono e à semelhança do que sucedera em 2014 onde o País Convidado fora França, chega agora a vez do convite à Argentina, país possuidor de uma das mais significativa cinematografias a nível mundial dos quais será exibido El Crítico, de Hernán Guerschuny, Habi, la Extranjera, de María Florencia Álvarez, Mercedes Sosa, de Rodrigo Vila e El Hombre de al Lado, de Mariano Cohn e Gastón Duprat.
O FESTin não se esquece dos mais novos e no segmento Festinha serão exibidas quatro longas-metragens e uma sessão de curtas como As Aventuras do Avião Vermelho, de José Maia e Frederico Pinto, Amazónia, de Thierry Ragobert, O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza Zenha e O Segredo dos Diamantes, de Helvecio Ratton.
Finalmente na rubrica FESTin Sem Idade serão exibidas quatro curtas-metragens dedicadas à Terceira Idade sempre com uma abordagem realista e emocional de questões relacionadas com uma camada populacional mais idosa ou ainda a Mostra de Inclusão Social - uma das mais emblemáticas do FESTin - que regressa este ano com um conjunto de obras de temática social diversificada.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário