quarta-feira, 11 de março de 2015

Bertrand Tavernier recebe Leão de Ouro Carreira em Veneza

.
O Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciou que o realizador francês Bertrand Tavernier irá ser o homenageado da próxima edição do festival a decorrer de 2 a 12 de Setembro próximo, recebendo assim o Leão de Ouro Carreira.
Segundo declaração do director do festival Alberto Barbera, "Tavernier é um autor completo, eclético e instintivamente não-conformista (...) A sua filmografia num todo constitui uma parte importante do cinema francês dos últimos quarenta anos." Barbera destaca ainda que "o cinema de Tavernier mescla duas importantes componentes sendo uma delas o seu amor pelo cinema Americano e a sua habilidade de entreter sem, no entanto, esquecer a sua dimensão expressiva e a outra a paixão inata de retratar temáticas políticas e sociais transformando o seu cinema numa arte pessoal e original".
Tavernier já conquistou vinte e quatro nomeações aos César - Prémios da Academia Francesa de Cinema - tendo vencido por cinco vezes com os filmes Que la Fête Commence... (Realizador e Argumento em 1976), Le Juge et l'Assassin (Argumento em 1977), Un Dimanche à la Campagne (Argumento Adaptado em 1985) e Capitaine Conan (Realizador em 1997), duas nomeações aos BAFTA - Academia Britânica de Cinema - para Filme em Língua Não-Inglesa com Un Dimanche à la Campagne (em 1985) e La Vie et Rien d'Autre (em 1990 pelo qual saiu vencedor). Tavernier venceu ainda o Prémio Especial do Júri nos European Film Awards com a obra La Vie et Rien d'Autre (1989).
O realizador francês marcou ainda presença nos mais importantes festivais de cinema do mundo como Berlim para o qual viu seis das suas obras seleccionadas para o Urso de Ouro tendo saído vencedor uma vez com L'Appât (1995). As outras nomeações foram com as obras L'Horloger de Saint-Paul (1974) - vencedor do Prémio Especial do Júri -, La Mort en Direct (1980), Ça Commence Aujourd'hui (1999), Laissez-Passer (2002) e In the Electric Mist (2009). Em Cannes viu quatro das suas obras seleccionadas para a Palma de Ouro; Une Semaine de Vacances (1980), Un Dimanche à la Campagne (1984) pelo qual venceu o Prémio de Melhor Realizador, Daddy Nostalgie (1990) e La Princesse de Montpensier (2010). Finalmente em Veneza, Tavernier viu duas das suas obras nomeadas ao Leão de Ouro respectivamente 'Round Midnight (1986) pelo qual venceu o Prémio Pasinetti e que fora nomeado para dois Oscars - Música e Actor - e L.627 (1992).
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário