quinta-feira, 30 de outubro de 2014

European Film Awards - Lifetime Achievement Award 2014

.
A Academia Europeia de Cinema divulgou hoje quem irá distinguir com o Lifetime Achievement Award 2014 durante a cerimónia que se irá realizar em Riga, na Letónia no próximo dia 13 de Dezembro.
Agnès Varda, realizadora, produtora e argumentista nascida na Bélgica é, segundo refere a Academia, "uma importante voz do cinema Francês e Europeu bem como no mundo da arte". Apesar de pouco divulgado, desde La Pointe Courte (1954), o seu primeiro filme, que Varda mostra o seu estilo muito pessoal ao ponto de obter a designação de "avó da New Wave Francesa".
Numa obra que reune elementos de ficção com o documentário, a obra de Varda tem sido distinguida com muitos dos mais importantes prémios de cinema internacionais onde se destacam o prémio da Crítica Francesa em Cannes com o seu filme Cléo de 5 à 7 (1961), o Urso de Prata em Berlim com Le Bonheur (1965), o Leão de Ouro em Veneza com Sans Toit ni Loi (1985), o European Film Award com Les Glaneurs et la Glaneuse (2000) e um César da Academia Francesa de Cinema com Les Plages d'Agnès (2008) filme que foi também nomeado aos EFA na categoria de Documentário. Todos estes prémios sem esquecer os honorários pelo conjunto da sua carreira em Cannes, Locarno e Academia Francesa.
Agnès Varda criou mais de trinta curtas-metragens de ficção e em formato de documentário tanto para a televisão como para o cinema bem como exposições fotográficas e instalações de arte entre as quais se destacam Patatutopia para a Bienale de Veneza (2003), The Widows of Noirmoutier para a La Fondation Cartier de Paris (2006), A Shack of Cinema para o LACMA de Los Angeles em 2013 e Triptyques Atypiques uma exposição a solo para a Obadia Gallery de Paris em 2014.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário