sábado, 25 de outubro de 2014

Look Up (2014)

.
Look Up de Gary Turk é uma curta-metragem britânica que tece uma interessante e mordaz crítica à sociedade dos nossos tempos que aos poucos e inconscientemente perdeu o sentido de comunidade e de diálogo substituindo-os por um contacto entre os indivíduos que se estabelece quase exclusivamente através das novas e modernas tecnologias.
Turk, também o autor do argumento, consegue nestes breves cinco minutos ilustrar de forma mordaz e tão crítica os nossos tempos. Os tempos em que é mais importante manter uma vida aparentemente perfeita através de inúmeros relatos e fotografias que se colocam nas mais diversas redes sociais, ilustrando momentos de sonho e inesquecíveis mas que, ao mesmo tempo, são na sua maioria vividos numa completa solidão apenas para agradar a um conjunto de "amigos" virtuais que na prática nunca se irão conhecer. É enquanto tudo isto decorre que esta nossa sociedade se esquece do mais importante; o diálogo, o convívio, o olhar nos olhos de outra pessoa e conhecer de facto quem está tão facilmente ao alcance de qualquer um estabelecendo não só o contacto com os "outros", como também o sentido de perpetuação e de comunidade que tanto se deveria preservar.
Centrando-se mais particularmente na mensagem do que em qualquer interpretação aqui presente, Look Up é um daqueles filmes aos quais todos queremos dar razão e dos quais retemos a sua ideia mas que, na prática, muitos de nós esquecem voluntariamente nos instantes seguintes poiso que nos transmite acaba por cair perfeitamente sobre todos.
.
.
"Gary: Smart phones... dumb people."
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário