terça-feira, 22 de maio de 2018

Teaser (2017)

.
Teaser de Luisma Lostal (Espanha) revela uma interessante originalidade quando se promove uma curta-metragem a partir de um projecto de teaser trailer - aliás, como o próprio título da mesma indica -, fazendo desta breve apreciação de um filme porvir o verdadeiro filme que se deve observar. Por outras palavras, na medida em que os teaser servem como porta de entrada para um qualquer filme por estrear, aqui o mesmo apresenta-se como o verdadeiro filme deixando o espectador num impasse - ou não - sobre a história que se poderá esconder por detrás das breves imagens que aqui são reveladas.
Um morador encontra o inesperado numa noite de tempestade. Ao entrar em casa é puxado por uma figura enigmática que depois percorre um hall de entrada de forma fantasmagórica. A partir desta premissa o espectador poderia esperar por um qualquer conto amaldiçoado onde os protagonistas - aquele que é revelado e o que vive nas sombras -, se assumem como misteriosas figuras de uma qualquer história que já teve o seu início e que aqui observa o ponto de impasse onde ocorrem todas as transformações mas, se por um lado esta história assume contornos de conto assombroso que poderia revelar toda uma outra imensa história, a realidade é que termina no exacto momento em que o interesse do espectador se apresenta. Assim, se não deixa de ser original a forma como se apresenta o teaser como o filme em potência, por outro lado este mais não é do que o filme propriamente dito deixando de parte todo o demais desenvolvimento que poderia surgir.
Original... num momento em que a originalidade não basta para apresentar um filme coerente... Quando se encontra uma boa premissa há que desenvolvê-la como se toda a arte cinematográfica dela dependesse... algo que aqui o espectador não encontra.
.
2 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário