sexta-feira, 4 de maio de 2018

Testigos Pétreos (2016)

.
Testigos Pétreos de Jacobo Muñoz (Espanha) é um documentário presente em competição na nona edição do Festival Internacional de Cine de Piélagos a decorrer na Cantabria, em Espanha.
Os Picos da Europa sempre foram um refúgio e diz-se que devem o seu nome ao facto dos marinheiros regressados de alto mar que neles avistaram os primeiros sinais de terra. Com uma biodiversidade notável e vestígios de alguns povoamentos ao longo dos séculos, as suas pedras são provas da existência de História e cultura ao longo dos séculos.
Do frio intenso a mais verde Primavera, as diferentes oscilações geográficas contribuem para um ecossistema específico que se pode encontrar num mesmo espaço. Flores e árvores co-habitam com animais domesticados e selvagens que vão das habituais vacas aos ursos ibéricos naquela que é uma das áreas mais bem conservadas da Europa.
Este documentário em formato de curta-metragem mais que uma homenagem aos Picos da Europa é, sobretudo, uma documentação breve sobre as montanhas, a sua fauna, flora e sem esquecer um registo da forma de vida ao longo dos séculos nas mesmas. Brilhante como um registo factual do espaço que poderá servir como um cartão de visita para com o espectador menos informado, Testigos Pétreos é assim uma forma clara e eficaz de poder conhecer um espaço geográfico tão importante da Península e do continente bem como esclarece o espectador sobre a intensa diversidade que se encontra no seu ecossistema. Em escassos metros - esclarece - tão depressa se encontra um clima e uma flora específicos como, num espaço ao lado, outro mais díspar e característico fazendo do local um manto diverso de vida e cor que floresce a todo o instante.
Ao mesmo tempo Testigos Pétreos documenta ainda todo um passado histórico da região que vai da Reconquista Cristã da Península Ibérica bem como é o espaço de "partida" de muitos dos livros religiosos já escritos tornando-se portanto num dos focos culturais da Europa de épocas passadas fazendo ainda parte da rota dos Caminhos de Santiago.
Documentário no verdadeiro sentido da palavra, Testigos Pétreos regista um pouco do espaço, da sua cultura e da sua importância histórica ao longo dos séculos fazendo destes breves instantes um brilhante serviço cultural e informativo sobre uma das mais importantes áreas naturais do continente filmadas com rigor, dedicação e sentido profissional.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário