sexta-feira, 4 de maio de 2018

María José (2018)

.
María José de Francisco Javier G. (Espanha) é uma das curtas-metragens participantes na secção UnoCortoyRapidito da nona edição do Festival Internacional de Cine de Piélagos que amanhã termina na Cantábria, em Espanha.
María José é uma mulher solitária. Aproveita os breves momentos em que se cruza com desconhecidos nas paragens de autocarro para contar um pouco da sua história. Estará ela a viver os instantes mais felizes da sua vida?
De forma simples e com alguma alma, María José é um daqueles filmes curtos que desperta a curiosidade do espectador para os destinos - e passados - de uma mulher intrigante e repleta de uma inesperada energia com a qual contagia demais personagens e, obviamente, aqueles que observam os seus breves relatos.
Ora excêntrica ora comedida, esta "María José" é uma personagem intrigante e fascinante que exerce um inexplicável poder de atracção com o seu espectador. A curta-metragem é breve, mas permanece uma certeza de que os seus contos e relatos poderiam levar toda uma eternidade a ser revelados e, por entre uma bolachinha e dois dedos de conversa, confirma-se que esta mulher/personagem têm todo um mundo de histórias e muito poucas pessoas com quem as partilhar. Desta forma, a solidão sentida será apenas preenchida por um público sedento de a ouvir... e todo este sentimento por parte do espectador leva-o a uma sua própria incerteza... estaremos perante uma mulher real ou uma personagem ficcionada aqui utilizada para fazer rentabilizar toda uma história?! Seja qual fôr a resposta, a única certeza é que este filme curto teria todo um enorme potencial para se revelar com algo muito mais além dos seus breves instantes.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário