quinta-feira, 3 de maio de 2018

Alleycats (2017)

.
Alleycats de Alejandro Jiménez e Bernardo González (Espanha) é uma das cinco curtas-metragens presente na respectiva secção da nona edição do Festival Internacional de Cine de Piélagos a decorrer na Cantábria, em Espanha até ao próximo dia 5 de Maio.
Nail é o último guerreiro do Clã dos Siameses. A sua viagem para território inimigo tem apenas um propósito... vingar a morte do pai.
O realizador Alejandro Jiménez escreve o argumento desta curta-metragem num ambiente que, influências à parte, leva o espectador nascido na década de '80 a recordar o clássico de animação Thundercats (1985) numa atmosfera onde ainda se podem encontrar referências ao cinema japonês e, tudo mesclado, num estilo muito Tarantiniano. Tudo começa como uma história de vingança... salvar a honra da família num mundo (ou sociedade) em que o bom nome foi manchado e onde a morte parece ter encerrado um domínio familiar para dar lugar a outro mais corrupto, desonesto e onde a força faz comandar o espaço.
Numa história que cruza a violência numa dinâmica de justiça com a vontade extrema de uma honra perdida, Alleycats transforma a tradicional história de animação num intenso conto repleto de acção e aventura sem esquecer que tudo aquilo que o passado construiu pode, através dessa vingança, voltar a repetir-se. Porque as dinâmicas se constroem e porque nada é deixado ao acaso, esta curta-metragem de animação da dupla Jiménez e González fascina o espectador desde o primeiro instante não só pela sua história como principalmente pela excelência da animação per si e por todo o mundo alternativo aqui criado onde gatos são donos e senhores das cidades que habitam assumindo as suas posturas - ainda que humanizadas - de senhores todos poderosos de um mundo que está na prática dominado por velhos cartéis do crime.
Intenso, repleto de acção e radicalmente inovador, Alleycats deixa, no final, a sensação de que esta história poderia ter ido muito mais longe na sua dinâmica - que nunca perderia o seu ímpeto aventureiro -, e com a certeza (ou pelo menos esperança) de que esta poderá não ser a última vez que o espectador está perante as aventuras destes tão intensos protagonistas.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário