segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aqui Jaz a Minha Casa (2011)

.
.
Aqui Jaz a Minha Casa de Rui Pilão foi uma grande e agradável surpresa que surgir sob a forma de curta-metragem nesta início de ano.
Seguimos um dia de um velho (Leandro Vale) e percebemos que é um homem doente, farto da vida e que espera lentamente pela hora da sua morte. Sob o seu olhar e as suas reflexões soltas que profere, percebemos ansiá-la impacientemente. Sente-se esquecido e perdido num mundo do qual já não sente fazer parte.
Vários foram os aspectos que considerei positivos. A começar logo pela extraordinária interpretação de Leandro Vale que aqui veste de corpo e alma o final de vida desejado por esta personagem. De poucas palavras mas de uma sentida amargura que o consome aos poucos. Imperdível o momento em que finalmente aquele velho repousa na sua casa eterna... Simplesmente brilhante.
A completar esta amargura está uma igualmente genial banda-sonora que consegue colocar o grau de tensão bem elevado ao longo da narrativa. Consegue inclusivé criar momentos de desconforto que agudizam essa mesma tensão.
Ao realizador, do qual desconheço outros trabalhos, só posso dar os parabéns por este magnífico trabalho que quase "abre" o ano e já com uma fasquia bem elevada. Recomendo vivamente a que todos assistam a este trabalho.
.
9 / 10
.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu sou o realizador desta curta e tenho que agradecer a quem escreveu esta critica porque entendeu perfeitamente aquilo que queria transmitir. Obrigado também pela generosa pontuação. Devo referir que este foi o meu primeiro trabalho. :) Abraço

    ResponderEliminar
  2. "extraordinária interpretação de Leandro Vale",,, subscrevo.
    "igualmente genial banda-sonora",,, subscrevo.
    "parabéns por este magnífico trabalho",,, subscrevo.

    carlos salvador

    ResponderEliminar