sábado, 14 de janeiro de 2012

CinEuphoria Prémios 2012: balanço final

Depois de mais uma edição dos CinEuphoria Prémios que foram atribuídos ontem ao cinema estreado e divulgado em Portugal no último ano, chegou a altura de fazer o devido balanço do que se passou no respectivo dia.
O primeiro facto que tenho a assinalar prende-se com o facto de o cinema português, ao contrário do que muitos pensam e dizem, estar em franca expansão. Exemplo disso é a respectiva votação efectuada pelo público entre os dias 1 e 12 de Janeiro que reverteram em vários prémios para o cinema nacional. Segundo exemplo, e relacionado ainda com o ponto anterior, foi o alargamento das categorias que premeiam o cinema nacional, uma clara necessidade de o distinguir e divulgar, não só pela quantidade de obras estreadas no passado ano mas, principalmente, pela crescente qualidade sentida nas inúmeras obras que foram exibidas nesse agora ido 2011.
Finalmente, e também relacionado com o cinema feito em português e em Portugal, sentimos no CinEuphoria a franca vontade de destacar duas importantes entidades que o divulgam. Em primeiro lugar o site Filmes Portugueses que dá uma especial importância ao cinema feito em português com a divulgação não só de trabalhos já idos como também das próximas estreias, com rigor e qualidade e, em segundo lugar o Portugal Fantástico que tem no último ano servido como uma excelente referência para a divulgação de cinema feito sob a forma de curtas-metragens, e que tem conquistado um firme lugar na divulgação das obras nacionais não só pela sua divulgação como também por reunir um conjunto destacado de jovens criadores com vontade de dar a conhecer o seu trabalho.
Como encerramento de ano cinematográfico, aqui no CinEuphoria ficam referidas as obras que foram premiadas na cerimónia de ontem e os votos de que 2012, ao contrário do previsível, seja produtivo e que a qualidade do trabalho apresentado seja cada vez mais crescente. Bom cinema!
.
O Barão (15)
O Vôo da Papoila (11)
A Cova (9)
S.C.U.M. (9)
The Artist (7)
Sangue do Meu Sangue (7)
The Tree of Life (7)
Black Swan (5)
Broken Clouds (4)
Cierresse (4)
Faminto (4)
Nanjing! Nanjing! (4)
Quinze Pontos na Alma (4)
The Way Back (4)
Conto do Vento (3)
Shadows (3)
Signs (3)
Bats in the Belfry (2)
Biutiful (2)
Efeitos Secundários (2)
Fase 7 (2)
Justino (2)
Part-Time Queen (2)
O Teu Sapato (2)
El Ambidiestro (1)
Camino (1)
Comando (1)
A Dangerous Method (1)
Em Terra Frágil (1)
Haevnen (1)
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (1)
The King's Speech (1)
Prayer's for Bobby (1)
Rosa (1)
Stakeland (1)
Um Dia Longo (1)
Water for Elephants (1)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário