sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vaffanculo (2012)

.
Vaffanculo de Nuno Filipe é uma curta-metragem que me deixou na expectativa desde o primeiro momento em que dela tomei conhecimento, graças ao seu tão explícito título. Se por um lado tinha uma intensa curiosidade para saber o que daqui vinha por outro tinha igualmente as minhas reservas pois quando o título causa choque... pode não ser necessariamente pelos melhores motivos.
Dois casais... um protagonista e outro mais escondido vivem um caso meramente sexual de troca de casais sem que saibam uns dos outros. Pelo meio da traição existem dois assassinatos cometidos pelo casal protagonista aos seus respectivos amantes. Sentimentos de culpa, raiva, ciúme e adultério que rapidamente dão lugar ao delírio e à paranóia, povoam o argumento desta curta.
Se por um lado o argumento desta curta, também da autoria de Nuno Filipe, é interessante, a sua execução está bem fragilizada. Começando pelos dois actores protagonistas... se por um lado ele se mostra demasiadamente "fora" do contexto quase como se nada se estivesse a passar à sua volta, ela é o seu oposto. Está por todo o lado num misto de histeria e desconcertação que fazem com que metade do que diga e do que tenta exprimir num over-acting de pouca qualidade se perca pelo caminho. A excessiva teatralidade da actriz dá total credibilidade à exxpressão "Less is more".
Como se isto não bastasse a interecção entre ambos roça algo amorfo... Sem vida e desprovido de naturalidade roça quase sempre a excessiva teatralidade mecânica como se se limitassem a debitar o texto sem qualquer pensamento nas palavras, e nas emoções, que se tentam transmitir. Exemplo perfeito disto estão os instantes seguintes ao primeiro assassinato onde ambos falam como se tivessem acabado de beber um café pela enésima vez.
O próprio argumento, que não dá muita margem de manobra à expressividade de ambos, deveria ter muito menos clichés sobre a relação falhada por um lado, e por outro sobre a casualidade de uns quantos encontros sexuais que vão colmatando a indiferença que o casal sente entre si.
Finalmente em aspectos técnicos há pouco de positivo a destacar... o som está mediano tornando a compreensão das falas dos actores quase incompreensível por momentos, e mesmo no que diz respeito à fotografia e luz (ou falta dela) tem bastantes falhas.
Esta curta consegue ter um argumento e história interessantes que não consegue, no entanto, encontrar uma execução digna daquilo que poderia ter sido. E mesmo o final onde deparamos com uma conclusão (desnecessária) daquilo a que assistimos, acaba por se tornar difícil de compreender o porquê de tal justificação. Tivesse a história decorrido com uma maior fluência e execução do fio condutor e esta seria perfeitamente dispensável... Já assim o é.
.
.
2 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário