quinta-feira, 5 de julho de 2012

Anestesia (2010)

.
.
Anestesia de Pedro Varela é uma das curtas-metragens premiadas no Shortcutz Lisboa 2010 com vários prémios incluindo Melhor Actor para Albano Jerónimo, e inclusive aqui no CinEuphoria, desta vez integrada no telefilme O Dez, com os prémios aos actores secundários portugueses, novamente para Albano Jerónimo e São José Correia.
Timóteo (Jerónimo) tem algo no seu corpo que pretende desesperadamente remover. Investiga sem fim em manuais de medicina como poder efectuar uma operação no seu próprio corpo mas, para isso, precisa também de cobaias.
Não haverá melhor cobaia para Timóteo do que mulheres que anónimas na noite arriscam a sua vida por algum dinheiro e que sendo à partida fisicamente menos fortes que ele, não irão dar luta. Até ao dia em que Amanda (Correia) surge na sua vida e consegue finalmente obter aquilo que ele procura.
A dupla protagonista desta curta-metragem não poderia ser melhor. Albano Jerónimo e São José Correia interpretam as suas personagens na perfeição. Ele instável e quase a roçar a paranóia por querer desesperadamente remover do seu corpo um moeda que representa o mal para quem a possui. Ela uma predadora. Uma mulher capaz de tudo para alcançar o seu objectivo final nem que para isso tenha de se mostrar como uma mulher inocentemente sedutora.
As sólidas interpretações destes dois actores dão vida a um brilhante argumento de João Nunes que por si só já tem uma energia muito própria e que é recriado num ambiente tão negro como a própria história de tão maldita moeda que atormenta de formas distintas as suas personagens.
A excelência não se fica por aqui... a direcção de fotografia de Vítor Rebelo que transforma um luhar já por si só assustador num verdadeiro antro de medo é apenas completamentada pela sinistra banda-sonora da David Rossi que executa muito bem a ideia de que ali nada de bom irá suceder.
Tudo completado com a excelência de Pedro Varela na realização que nos faz desejar ver novos trabalhos deste realizador que aqui cumpre na perfeição aquilo que se espera de um filme de suspense e de terror... sentirmos que estamos presos num local onde iremos ter a nossa vida posta à prova. Brilhante!
.
10 / 10
.

1 comentário:

  1. A curta está bem conseguida sem dúvida, mas a meu ver, não é digna de uma pontuação perfeita.

    ResponderEliminar