segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cool (2012)

.
Cool de João Garcia, João Rodrigues e Francisco Manuel Sousa é uma curta-metragem que nos dá a conhecer Zé Barata (João Rodrigues), um agente especial da União Nacional de Cervejas que, como testemunho de passagem para o irmão mais novo Chico Barata (Francisco Rodrigues), recorda os seus próprios tempos de novato onde defrontou Jorge, o Terrível (Joaquim Nicolau).
Esta simpática e divertida curta-metragem recheada de um humor negro e bem conseguido consegue cativar-nos logo de início. Simpatizamos com aquelas tão caricatas personagens que, interpretadas por actores bem jovens, falam como se anos e anos sem fim já tivessem passado pelas suas vidas.
O humor não pára pelo comportamento do já "experiente" Zé Barata continuando pelo seu relato dos seus tempos de juventude, onde só a barba (ou a ausência dela) faz diferença, levando-nos a um ambiente quase tenebroso dentro daquela taberna onde os seus caricatos frequentadores dão um ar de graça simplesmente com a sua presença.
O duelo entre Jorge, o Terrível e Zé Barata é quase inarrável. Não sabemos se havemos de ficar espantados e surpreendidos ou se por sua vez devemos rir logo no momento. A dinâmica entre os dois actores está francamente deliciosa.
A igualmente brilhante fotografia de Pedro Bessa transforma a taberna num local quase proibido de se frequentar, constituindo assim um dos pontos positivos da curta-metragem que só peca pela sua muito escassa duração. Assumidamente queria ver mais.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário