quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Antigamente, Tudo Era Diferente! (2013)

.
Antigamente, Tudo Era Diferente! de Alunos EB1 Cortiçadas de Lavre, Alunos EB1 Vendas Silveiras, EB1 Santiago do Escoural, EB1 Ciborro, EB1 Lavre, EB1 Foros de Vale de Figueira, EB1 Cabrela e EB1 S. Mateus 2011 / 2012 sob orientação do Colectivo Fotograma 24 é uma curta-metragem de animação portuguesa cuja própria animação bem como a sua narração é feita pelas crianças que nela participaram.
Num banco de jardim numa qualquer aldeia alentejana, uma criança questiona o seu avô sobre a sua profissão. O avô partilha não só as suas memórias como o passado da região e as profissões que nela proliferavam e que davam uma vida e cor económica à região, naquela que é uma viagem pelo tempo e pelo sentido de comunidade que outrora predominava.
Neste relato sobre a memória e o passado são assim recordados momentos da vida laboral e económica de uma localidade do interior português - em representação simbólica de tantas outras - e que, em conjunto, contribuíam de igual forma para a vida social que dinamizada toda a localidade que "hoje" se encontra, de certa forma, ao abandono.
Antigamente, Tudo Era Diferente! pode não ser uma curta-metragem que ganhe uma imediata empatia mas, ao mesmo tempo, torna-se assim num interessante registo documental sobre o passado feito pelas mãos daqueles que hoje serão o futuro principalmente pela forma como demonstra querer manter a memória do antigamente em contraposição àquilo que agora se tem e conhece.
Particular e curioso o destaque de tentar criar este filme curto mantendo os sotaques da região e o cante alentejano no seu final como um indissociável registo da cultura e tradição local.
.

.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário