O filme As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes terá a sua estreia na Quinzena dos Realizadores do Festival Internacional de Cinema de Cannes.
A primeira longa-metragem de Miguel Gomes após Tabu - premiado em Berlim - será composta por três volumes autónomos de aproximadamente duas horas cada - O Inquieto, O Desolado e O Encantado - que irão contar com a interpretação de actores como Joana de Verona, Rogério Samora, Gonçalo Waddington, Diogo Dória, Carloto Cotta, Teresa Madruga, Adriano Luz, Maria Rueff, Luísa Cruz, Margarida Carpinteiro, Bruno Bravo e Cristina Carvalhal.
Edouard Waintrop, director da Quinzena dos Realizadores, descreve As Mil e Uma Noites como "uma soberba série,
inspirada nas histórias contadas por Xerazade e em factos ocorridos no
Portugal dos anos 2013 e 2014, um país então submetido a uma política
que negava toda a justiça social, e que irá dar o tom à programação”.
.
A notícia foi anunciada hoje e, segundo a revista norte-americana Variety, As Mil e Uma Noites foi muito apreciado pelo comité de selecção do festival, que ponderou incluí-lo entre os filmes em competição,
tendo apenas recuado devido à duração da obra. No entanto, diz também, que o festival ofereceu a Miguel Gomes um lugar na secção oficial Un Certain Regard, tendo o realizador recusado para aceitar o convite do prestigiado programa paralelo da Quinzena dos Realizadores.
Gomes
não foi, no entanto, o único realizador a recusar a participação no Un
Certain Regard, tendo Arnaud Desplechin feito o mesmo e cujo novo filme,
Trois Souvenirs de Ma Jeunesse, com a participação de Mathieu
Amalric, terá estreia mundial a 15 de Maio. O programa da Quinzena dos
Realizadores abrirá no dia anterior com L’Ombre des Femmes, de Philippe Garrel.
Segundo o produtor Luís Urbano “os três volumes
vão sair com um intervalo de tempo entre cada estreia”, que espera que As Mil e Uma Noites chegue às salas em Portugal na segunda quinzena de Setembro.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário