sexta-feira, 9 de agosto de 2013

De Mim... (2013)

.
De Mim... de Carlos Melim é uma curta.metragem portuguesa independente que num misto de reflexão sobre o "eu" e a sociedade constitui uma das mais fortes e agradáveis surpresas do ano cinematográfico.
Num registo autobiográfico, o jovem realizador madeirense, intérprete único da sua curta-metragem, entrega-nos uma história, a sua, mas que poderia ser a de qualquer um de nós onde tece inúmeras considerações sobre os seus sentimentos, a perda e a solidão. Momentos esses em que questiona a sua vida, os seus objectivos que, num momento conturbado, o deixam cheio de dúvidas existenciais que lhe permitem questionar que rumo seguir a partir desse momento repensando assim todas as ideias que até então havia concebido.
Carlos Melim escreveu este argumento onde consegue o que muitos realizadores tentam sem sucesso transmitir quando pretendem contar a sua própria história, ou seja, sem recorrer à ficção mas sim às suas próprias vivências tem a habilidade de possibilitar ao espectador assumi-las como suas e questionar-se, ele próprio, sobre o rumo que a sua vida tem seguido.
Assim e durante cerca de seis minutos acompanhamos toda a sua reflexão sobre a vida e as escolhas que foi tomando ao longo dos anos, as despedidas que teve de fazer, as saudades e a perda daqueles que lhe são mais queridos bem como os desgostos amorosos que foi atravessando e que, de uma ou outra forma, o conduziram ao momento em que ele se encontrava e à pessoa em que se tornou.
De Mim... consegue a fantástica capacidade de juntar não só um argumento com problemas individuais que acabam por ser universais e, como tal, facilmente adaptáveis à realidade de cada um de nós que se identificam com as variadas questões que Carlos Melim nos coloca mas também afirmar-se, para além de um desabafo pessoal, como uma interessante curta-metragem que une segmentos pessoais que poderiam ser ficcionados mas não são, uma direcção de fotografia que transporta esta curta-metragem para um nível de excelência e uma emocionante música que nos faz pensar no quão semelhantes são as vivências do realizador com algumas daquelas que nós próprios já presenciámos e experimentámos.
Ao visionar esta curta-metragem lembrei-me de um magnífico vídeo que vi recentemente sobre um estudante de Erasmus em Nápoles e sobre a identificação que o mesmo teve com a cidade tendo vindo de outro país e sendo, à partida, alguém que poderia muito pouco ter a ver com o local em questão. No entanto, através de um conjunto de momentos, de novas amizades e de uma fácil união do "eu" e do espaço, foi capaz de mostrar o quão marcante este último pode ter para a elaboração de uma consciência individual. De Mim... bem como a excelente reflexão que Carlos Melim faz com este seu magnífico trabalho provocam exactamente a mesma sensação, ou seja, até que ponto os diferentes rumos que a vida de cada um toma podem, no final, conjugar-se e revelar que por muito difícil que pareça a estrada ela acaba finalmente por nos levar e revelar o local onde realmente pertencemos e ao qual podemos chamar de "lar"... seja ele qual fôr.
.
.
10 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário