quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Asas (2012)

Asas de Maria Adriana Ventura, que também escreve o argumento, é uma curta-metragem portuguesa de ficção que nos conta a história de Inês (Francisca Candeias) uma jovem adolescente apaixonada que estando confinada ao seu quarto por ordem dos pais, deseja ardentemente poder sair e encontrar-se com Pedro (Gonçalo Melo), o seu namorado.
No entanto, os pais de Inês impedem-na de realizar o seu desejo controlando todas as tentativas da jovem contactar com o mundo exterior que, no entanto, a incentivam a prosseguir com as suas pinturas que aparentemente lhe conferem alguma tranquilidade.
Asas é uma interessante curta-metragem pela suspensão em que nos consegue manter sobre o real e o irreal que têm como elemento base o profundo desejo de uma jovem alcançar a sua liberdade e que está retratado em todos os momentos desta curta. No seu desejo em sair... em namorar... e até mesmo nas suas constantes pinturas cujas imagens se prendem com um par de asas que tenta desesperadamente aperfeiçoar. No entanto, e apesar de alguma previsibilidade sobre o destino da jovem e sobre o facto que a leva a estar dentro daquele quarto de onde nunca sai, esta curta-metragem consegue cumprir a sua função e assumir-se como um interessante relato sobre o desejo maior de alcançar a liberdade que está inerente a todos os seres humanos, aqui retratada pela vontade sem fim de "Inês", numa interpretação composta pela jovem e segura Francisca Candeias.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário