quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Insónia (2007)

.
.
Insónia de Hernâni Duarte Maria (que também a interpreta) e Pedro Noel da Luz, é uma curta-metragem portuguesa de ficção vencedora do prémio de melhor filme nacional no Festival de Cinema de Arouca em 2008 que nos mostra um homem com uma grave insónia.
Durante todo o filme temos este homem que deambula pela sua casa incapaz de adormecer e, ao mesmo tempo acompanha-nos uma banda sonora intensa e enervante que me fez lembrar de imediato esse grande filme de Gaspar Nöe chamado Irréversible. A cada segmento de imagens que passa percebemos, e sentimos, estar dentro de um espaço que se torna aos poucos cada vez mais claustrofóbico e o mau-estar sentido torna-se tão grande como o daquele homem que não consegue adormecer.
Muito bom trabalho ao nível do terror psicológico que, sem precisar de monstros ou extra-terrestres nos consegue não só enervar como causar um incómodo crescente. Lá volto eu ao meu cliché recorrente quando falo de curtas-metragens mas esta faz-nos desejar que tivesse uma maior duração para vermos quando era atingido o limite daquele homem.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário