sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Part-Time Queen (2010)

.
Part-Time Queen de Fábio Guerreiro e Ricardo Braga Silva é uma agradável surpresa que me chegou na forma de uma curta-metragem de ficção.
E digo agradável surpresa pois coloca como interprete principal o actor Joaquim Nicolau num desempenho que jamais esperaria da parte dele... Não só faz de "Chantel", um travesti (repito, jamais esperei vê-lo nesta interpretação), como se percebe que por uma desilusão de amor o lugar onde se encontra agora é na beira de uma qualquer estrada e na prostituição.
Um dia Júlio (Tomás Magalhães) um  miúdo a quem o pai insiste dizer que aquele lugar é um antro de perdição aproxima-se e conversa com Chantel acabando assim por descobrir o que afinal se passou na vida daquela pessoa que a fez chegar até ali.
Quando digo que jamais esperaria ver Joaquim Nicolau numa interpretação deste estilo digo-o com a maior das satisfações pois encaro-a como a melhor, sem qualquer reserva, na qual alguma vez o vi. Habituado a interpretar personagens mais conservadoras ou então nos eternos Malucos do Riso, vejo que aqui este actor teve a interpretação perfeita para poder brilhar e mostrar todo o seu talento. E acreditem, é muito.
Igual destaque dou ao jovem Tomás Magalhães numa sensível mas sentida interpretação, e também a Luís Candeias que consegue nos breves momentos em que aparece no ecrã, demonstrar uma sensibilidade e desilusão muito fortes.
O argumento, também da autoria dos dois realizadores, simples e com uma mensagem e sensibilidade bastante interessantes é igual um dos pontos fortes desta curta e, mais uma vez digo, é bastante agradável e positivo perceber que a criatividade e o saber fazer bom cinema em Portugal por realizadores ainda desconhecidos é um factor cada vez mais crescente.
A esta, e a outras curtas que tenho comentado ao longo deste ano, e que muito me impressionaram pela sua qualidade... para quando a edição em dvd?
.
.
"Chantel: Deus não abandona sítios... abandona corações."
.
8 / 10
.

2 comentários:

  1. Um muito obrigado Paulo, fico muito feliz que tenhas gostado do filme... Pena que não tenhamos feito muita publicidade em torno do mesmo, pois na vida surgem sempre obstáculos e caminhos diversos que por vezes somos quase que obrigados a percorrer.
    Mesmo assim ainda tentarei desenvolver os DVDs da nossa curta metragem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Fábio. Foi realmente um prazer ver o teu filme e o desempenho dramático de um actor de quem sempre gostei mas do qual não esperava tal interpretação. Estás de parabéns, MESMO! :)

    Ainda tenho de te enviar os diplomas que venceste o ano passado. E quando houver edição em DVD... tens de me avisar, pois vou querer este para a minha colecção.

    Um abraço :)

    ResponderEliminar