segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cine Fiesta 2013: Homenagem a Luis Buñuel

.
Um dia com Buñuel, assim se chama a retrospectiva a Luis Buñuel que a edição deste ano do Cine Fiesta, que se realiza entre 23 e 26 de Novembro, irá realizar à obra do mestre do cinema espanhol na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
Assim, e enquanto no Cinema São Jorge são exibidas algumas das mais recentes obras cinematográficas da cinematografia espanhola, a Cinemateca exibe no dia 23 a partir das 15h30 três obras do realizador dos anos 30, 60 e 70, acompanhadas de uma conversa em torno das mesmas com o crítico espanhol Miguel Marias.
Pelas 15h30 a sessão começa com o filme L'Âge d'Or, a primeira obra de Buñuel a solo e que constitui o seu filme mais provocante e um verdadeiro manifesto do surrealismo no cinema. Nele encontram-se todas as obsesões do futuro cinema de Buñuel. Após violentas reacções aquando da sua estreia em 1930, o filme foi proibido só voltando às salas de cinema mais de meio século depois.
De seguida será exibido Nazarin, um dos pontos culminantes da obra de Buñuel, adaptado de um romance de Benito Pérez Galdós, à época proibido em Portugal, que conta a história de um padre que obedece de modo quixotesco aos preceitos de Cristo, toma a defesa dos oprimidos e por isso será objecto de escárnio, violência e prisão.
Por fim será exibido Tristana, possivelmente o mais famoso dos filmes de Buñuel, à volta de um velho conquistador que não quer reconhecer o seu fim, e de uma jovem, Tristana, vítima de estranhos pesadelos eróticos, interpretada por Catherin Deneuve.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário