quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Goya 2014: os pré-seleccionados portugueses

.
Divulgados que estão todos os candidatos pré-seleccionados aos Goya da Academia Espanhola de Cinema a atribuir no início do próximo ano, chega a feliz notícia de que temos quatro presenças portuguesas na mesma selecção em três distintas categorias.
O primeiro desses pré-seleccionados é Joaquim de Almeida pela sua participação no filme Tres60, de Alejandro Ezcurdia, encontrando-se na categoria de Melhor Actor Secundário, filme que conta ainda com a participação da actriz Geraldine Chaplin.
.
.
Na categoria de Melhor Filme Europeu encontramos dois títulos nacionais pré-seleccionados. O primeiro é o filme Tabu, de Miguel Gomes, recentemente galardoado com o Sophia de Melhor Filme da Academia Portuguesa de Cinema, e que tem recebido rasgados elogios a nível internacional entre inúmeros prémios nomeadamente no Festival Internacional de Cinema de Berlim, constituindo-se assim como uma das mais fortes selecções nacionais a poder estar entre os quatro finalistas a anunciar em Janeiro próximo.
.
.
Na mesma categoria encontramos também o documentário Terra de Ninguém, de Salomé Lamas que tem a sua estreia comercial em Portugal amanhã, 28 de Novembro.
.
.
A estes pré-seleccionados aos prémios da Academia Espanhola de Cinema junta-se o já anunciado A Última Vez que Vi Macau, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata que a Academia Portuguesa de Cinema seleccionou para concorrer ao Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.
.
.
De recordar que no passado ano Portugal tinha o filme Florbela, de Vicente Alves do Ó seleccionado ao Goya de Filme Ibero-Americano e o actor Paulo Pires estava pré-seleccionado ao Goya de Melhor Actor pela produção espanhola Un Suave Olor a Canela, de Giovanna Ribes.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário