quarta-feira, 11 de maio de 2016

Nossa Senhora da Apresentação (2015)

.
Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó é uma curta-metragem portuguesa de animação e uma das nomeadas ao Sophia da Academia Portuguesa de Cinema na respectiva categoria mesclando imagem real com animação numa história que recupera o poema de 1940 de Álvaro Feijó.
Instala-se lentamente no coração de todos os homens e mulheres que são, no fundo, reféns da sua Graça. Protege-os e tem uma capela no peito de todos os marinheiros. Nossa Senhora da Apresentação ou Maria, a mãe de Jesus.
Não sendo uma animação tradicional - ou tão pouco convencional na sua execução - Nossa Senhora da Apresentação revela-se uma curta-metragem intrigante pela história - baseada num poema - sobre uma calma mas intensa protectora dos que buscam salvação e redenção.
Numa mescla frenética que une a imagem real com movimentos animais que confere a toda a dinâmica algum surrealismo, esta curta-metragem nomeada aos prémios da Academia é, por momentos, um filme difícil de acompanhar e de lhe encontrar um fio condutor linear. Ora utilizando segmentos animados ora perdendo-se na animação do real, Nossa Senhora da Apresentação fica aquém do potencial que poderia ter enquanto um conto animado sobre a figura mitológica que se encontra no coração daqueles que se aventuram pelos mares.
.
4 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário