domingo, 22 de maio de 2016

Undisclosed Recipients (2015)

.
Undisclosed Recipients de Sandro Aguilar é uma curta-metragem portuguesa que mescla os géneros ficção, documentário e experimental numa simbiose quase perfeita.
Num registo durante o Festival Paredes de Coura, acompanhamos dois momentos. O antes e o depois de um acto afectivo ou de atracção enquanto a música percorre o espaço e os movimentos se confundem por entre a multidão.
Tendo a música como um dos principais intervenientes - personagens - Undisclosed Recipients ficciona uma eventual história entre dois dos espectadores, documenta o concerto em si e, finalmente, sem se assumir como pertença de qualquer um dos género, experimenta e navega por ambos entregando uma história original... mas diferente.
Sobrepostos tal como a música que nunca entoa uma melodia coerente ao ouvido do espectador, Undisclosed Recipients perde-se no registo dos movimentos - nunca perceptíveis - tentando enquadrar todos os actos, acções e comportamentos daqueles que se perdem no meio da multidão e desfrutam do concerto a que assistem. Ao mesmo tempo, e fora do concerto, esta curta-metragem tenta apresentar duas pessoas ao espectador. Dois intervenientes que se encontraram no meio do improvável - dada a multidão - e que se confundem no mesmo com os demais. Num registo de individual versus grupo, Undisclosed Recipients tenta contar uma história de amor (?), paixão (?), cumplicidade (?) quando, na prática, o espectador nunca chega a criar uma empatia nem com a história... nem com os seus intervenientes que são, de certa forma, anónimos tal como todos os demais.
Dotada de uma percepção assumidamente difusa, esta curta-metragem vive quase exclusivamente de uma brilhante direcção de fotografia de Rui Xavier que mescla ordenadamente luzes, sombras, vultos e momentos criando, dessa forma, percepções e potenciais conclusões na mente do espectador que se perde nas mesmas questionando o estado físico e mental das personagens e desafiando aqueles do espectador.
Num registo quase experimental que faz de Undisclosed Recipients uma curta-metragem nem sempre acessível ao espectador não pela falta da sua compreensão mas por se perder em caminhos desse mesmo (tentado) experimentalismo.
.
4 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário