segunda-feira, 9 de maio de 2016

Galope (2015)

.
Galope de Raquel Felgueiras é uma curta-metragem portuguesa de animação que num único e breve minuto tenta relatar a evolução da História através da imagem de um cavalo. Ao mesmo tempo, Galope estabelece ainda, uma tímida relação desta imagem com a evolução do cinema e como o cavalo esteve presente no mesmo desde o primeiro instante.
Da Idade da Pedra e respectivas gravações rupestres passando pelos torneios medievais sem esquecer as histórias cinematográficas do far west ou as primeiras competições em recinto, Galope estabelece portanto uma relação entre o imaginário do animal com o do cinema marcando presença pelas diversas referências que estabelece neste breve minuto de duração.
No entanto é este exacto elemento o maior defeito desta curta-metragem que tendo um conjunto de momentos animados interessantes e que poderiam ser individualmente explorados estão aqui expostos sem uma sequência lógica entre si para além daquilo que se pode antever como um ensaio ou uma experimentação animada do mesmo. Interessante pela potencialidade da abordagem, Galope resume-se a um breve conjunto de imagens que, na prática, não funcionam enquanto um "filme" propriamente dito.
.
2 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário