quarta-feira, 4 de maio de 2016

One Step Ahead (2015)

.
One Step Ahead de Caque Trueba e Juan Trueba é uma curta-metragem de ficção espanhola presente na secção Cantábria da sétima edição do Piélagos en Corto - Festival Internacional de Cortometrajes de Ficción que decorre naquela região espanhola até ao próximo dia 7 de Maio.
Javi (Juan Trueba/Alejandro Albarracín) acreditava num amor eterno. Sofía (Lara de Miguel/Aura Garrido) pensou que era uma coisa de crianças.
A relação entre os dois sempre foi de uma proximidade distante. De uma doce amarga experiência que insistia em separar os seus caminhos. Conseguirão alguma vez encontrar um ponto de mútuo encontro?
Com argumento da autoria dos dois realizadores, One Step Ahead é uma história de um amor interrompido. Uma história de um amor que sobrevive a vários anos de uma separação mais ou menos involuntária mas que reside não só nos corações dos dois protagonistas como nos pequenos símbolos representativos da sua união e da cumplicidade que, um dia, fora estabelecida.
De uma casa de árvore perdida no meio de um bosque à grande cidade onde se estabelecem para lá de vidas, algumas carreiras, One Step Ahead revela a evolução de uma relação cúmplice tida à distância e que se transforma pelas mais variadas vicissitudes e acasos da vida. Poderá o início de uma nova relação fazer esquecer aquela que foi não só a primeira como a mais verdadeira? Existirá um "depois" daquilo que foi o mais puro e sentido amor?
No seio de todo um conjunto de questões, algumas das quais de resposta óbvia mas, tantas outras que nunca ninguém conseguirá responder melhor do que após o tempo que ocorre entre um encontro e o posterior reencontro, One Step Ahead vive num misto de conto de amor e história infantil que, num passo muito próprio e repleto de uma energia quase de história de encantar revela uma história de amor, de descoberta, de separação, de ligação e finalmente de uma confirmação de que existem de facto duas almas que se completam, que se complementam e que sobretudo estão destinadas a ser o par perfeito... mesmo com todas as descobertas que, entretanto, foram feitas sobre o "eu" e sobre o "outro".
Com uma interessantíssima direcção de fotografia de Ignacio Aguilar que capta a essência da transformação e evolução temporal sem, no entanto, nunca perder aquela magia de história de encantar, One Step Ahead é, no fundo, um pequeno conto sobre um amor que nunca morre... mesmo quando esteve disfarçado de um afastamento intemporal.
.

.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário