sexta-feira, 6 de maio de 2016

Sobre Ruedas (2016)

.
Sobre Ruedas de Marcos Sastre é uma curta-metragem espanhola de ficção elaborada no âmbito da sétima edição do Piélagos en Corto - Festival Internacional de Cortometrajes de Ficción que amanhã termina na Cantábria, em Espanha.
Chacho (Pablo Escobedo), Jose (Manuel Setién) levam Edu (Javier Uriarte), o seu amigo de infância, numa inesperada viagem de Madrid para a Cantábria. A acompanhá-los têm uma Drag Queen (La Farruka) e é quando chegam ao seu destino que os motivos desta viagem são finalmente desvendados.
De forma simples e muito breve, Marcos Sastre consegue com esta curta-metragem revelar de forma muito eficaz o poder das amizades que se perpetuam no tempo, livres de preconceitos e que conseguem ultrapassar todas as dificuldades que aqueles que a vivem... sentem.
Num mundo cada vez mais individualizado onde todos os pequenos dramas individuais são vividos "de e para mim", Sobre Ruedas consegue de forma coerente técnica e narrativamente - principalmente se considerarmos o curto espaço de tempo em que foi elaborada - estabelecer-se como um filme cómico/dramático no qual, apesar das adversidades da sua história, se retira o mais nobre e fundamental da essência da humana sem esquecer uma forte componente social explícita através de duas das suas personagens. Longe da descriminação, da exclusão e da noção de "diferença", Marcos Sastre faz com que Sobre Ruedas termine com uma sensação de "feel good movie" cumprida.
.

.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário