sexta-feira, 26 de julho de 2013

Palinodia (2013)

.
Palinodia de Estanis Bañuelos é uma curta-metragem espanhola cujo argumento escrito por Federico Bañuelos nos apresenta a Pablo (Pablo Bermejo), um jovem que regressou recentemente à sua Espanha natal após um acidente que envolveu a sua mãe.
Quando depois de sair do centro de emprego e de mais uma tentativa frustrada para encontrar emprego numa Espanha em crise, encontra-se com Bill (Guiem Alba) e ambos reflectem sobre o seu passado, os sonhos perdidos e sobre as suas condições actuais que estão muito longe daquilo que em tempos pensaram.
No final Pablo tem apenas uma única certeza...
Apesar de alguns problemas técnicos apresentados no decorrer desta curta-metragem, o principal da mesma prende-se com o seu argumento e com a imagem que nos entrega dos tempos que agora correm. Numa Europa em crise e numa Espanha onde os problemas económicos e sociais já ultrapassam todos os limites da sobrevivência e da dignidade humana, é curioso aqui verificar como os mesmos já se fazem também sentir nas pequenas obras cinematográficos que aos poucos vão surgindo pelas mãos dos mais variados realizadores.
E é aqui que reside o seu ponto mais forte, ou seja, apesar das debilidades técnicas que aparenta e que não o fazem florescer mais tem uma mensagem forte que, infelizmente, está presente na realidade de todos nós.
.
.
4 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário