terça-feira, 28 de novembro de 2017

Das Gavetas Nascem Sons (2017)

.
Das Gavetas Nascem Sons de Vítor Hugo é uma curta-metragem portuguesa de animação presente na selecção oficial dos Caminhos do Cinema Português a decorrer em Coimbra até ao dia 3 de Dezembro.
Um amontoado de gavetas e armários ganha vida. Neles, e através deles, todo um mundo de memórias e de objectos viveram e cumpriram as suas funções. Todos, em conjunto, tocaram uma melodia.
Num registo sobre a vida dos objectos inanimados que cruzaram um sem fim de gavetas e armários que denotam, já de si, as suas próprias marcas da passagem do tempo, Das Gavetas Nascem Sons é assim o registo dos mesmos e dos sons - como sinal da transposição de uma vida - que emitiam como se de uma comunicação desconhecida ao ouvido humano se tratasse. Com uma aparente componente de terror que transforma o interior daquelas gavetas num suposto labirinto de onde alguns objectos não conseguem sair, esta curta-metragem é como que a transformação desse elemento sem vida numa aparente aventura que tem de ultrapassar conferindo assim a todos uma semi-alma à qual todos se tentam agarrar.
Dotada de uma grande imaginação e com uma fantástica direcção de fotografia que transforma aparentes objectos inanimados em surpreendentes corredores escondidos da memória, Das Gavetas Nascem Sons é uma animação diferente, quase alternativa, que por momentos aterroriza e, quase sempre, revela todo uma nova ambiência do género que foge ao tradicional filme feito para crianças.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário