quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Notas de Campo (2017)

.
Notas de Campo de Catarina Botelho é um documentário português em formato de curta-metragem presente na selecção oficial do Caminhos do Cinema Português a decorrer em Coimbra até ao próximo dia 3 de Dezembro.
Duas mulheres partilham os seus pensamentos sobre o futuro e objectivos desfeitos durante o período das políticas de austeridade em Portugal. Num claro choque entre o passado, o presente e o futuro impõe-se a questão sobre os efeitos das mesmas sobre toda uma geração.
Dos tempos perdidos em estudos por um futuro melhor, à confirmação de uma família e de um legado que deixará aos filhos questionados pelos tempos de incerteza e insegurança que se fizeram sentir num dos mais instáveis períodos da História contemporânea do país, duas mulheres desabafam sobre as suas vidas.
Equacionam-se os infindáveis momentos perdidos a pensar na chamada "crise". No tempo que não passam com os filhos sempre em busca de mais um trabalho que possa assegurar mais algum rendimento mensal e as novas formas de sobrevivência que se encontram para que esse rendimento extra chegue todos os finais do mês. A vida, tal como a conheceram anteriormente, já não existe. Os paradigmas e as certezas todos eles entraram num rumo de instabilidade. Nada é certo... nem o emprego, nem o futuro da família nem mesmo o instante que se vive e que pode, a qualquer momento, ser alterado. Tudo é, a todo o momento, uma incógnita.
Sentiu-se (sentiram) uma guerra. Uma que opunha - conforme se diz a certa altura - dois lados de interesses... O primeiro que representa a experiência económica e dos seus interesses bem como os de uma Europa distante da sua componente social e, do outro, os interesses do colectivo, da população e de um povo que agora se opõem potencializando uma vertente de constante violência social e política.
Da miséria encoberta àquela que estava diariamente aos olhos de todos nós. Dos que resistiram àqueles que se deixaram levar, Notas de Campo assume-se como um registo na primeira pessoa daqueles que passaram por tempos difíceis - os seus e os de todo um colectivo - que arrasaram, modificaram ideias, alteraram momentos e transformaram tudo... e todos.
Imagens de um país deserto, longe das cidades outrora cheias de vida, percorrem o ecrã e o espectador é levado a um estado de aparente apocalipse... um local pós-colapso que agora está impossível de ser repovoado. Todos os dias se pensa como encontrar dinheiro, diz uma delas e Notas de Campo concentra-se na possibilidade de uma aparente estagnação e incerteza sobre o que poderá ser o tal "amanhã"... Existirá sequer? Como preparar os filhos para a vinda de algo que não se sabe o que é com a certeza de que, no entanto, o seu lado cívico e social foram os únicos a "ganhar" algo com todas estas transformações.
Se a mensagem social de Notas de Campo é franca e espelha, na essência, as questões que todo um povo levanta sobre a sua condição é, no entanto, a sua execução isenta de rostos que humanizem os seus testemunhos, a grande omissão deste documentário que, ainda assim, surge como um dos primeiros (senão o primeiro) retrato pós-crise.
Essencial para a consciencialização - formada e por formar - de um país que quase se privou de o ser, Notas de Campo é um documento essencial dos anos da crise mas, sobretudo, da forma como apresenta testemunhos na primeira pessoa sobre esses dias escuros.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário