segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Tocadora (2017)

.
Tocadora de Joana Imaginário é uma curta-metragem portuguesa de animação presente na secção competitiva da vigésima-terceira edição do Caminhos do Cinema Português que hoje se inicia em Coimbra e irá decorrer até ao próximo dia 3 de Dezembro.
Entre o tempo e o esquecimento, Tocadora inicia com uma abordagem real à técnica da animação na qual se irá desenrolar a sua acção. Da inspiração dos mestres à criação, a arte da animação é aqui experimentada como que uma forma de livre expressão da sua criadora que imagina uma quebra entre o real e o imaginado deixando-se levar - em espírito - ao universo dessa animação que tende a criar. Embrenhando-se por um universo imaginado que acaba, no fundo, por ser aquele ao qual pretende dar vida, a criadora pega nos seus elementos e materiais dando forma a uma imaginação que se deixa levar por um tempo interrompido onde tudo voa e se exprime livremente longe de qualquer regra ou espaço temporal.
Tendo a criadora como uma personagem activa da sua própria história - afinal, como a poderia criar se uma sua parte não estivesse ali presente - Tocadora é assim uma animação pretendida na primeira pessoa e que se deixa levar pelas etapas do processo criativo.
Inteligente pela sua animação mas essencialmente o relato de um agradecimento pessoal e não tanto virada para o espectador, esta curta-metragem ainda que belíssima na sua componente animada, perde-se mais pelos meandros do "eu" do que propriamente na sua vertente de cinema que consiga chegar e alcançar o público com a sua mensagem. No entanto, e enquanto homenagem àqueles que inspiraram, de forma consciente ou não, a autora, Tocadora é uma bonita e inspirada nota de agradecimento aos mesmos.
.
5 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário