segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tolerantia (2008)

.
Tolerantia de Ivan Ramadan é uma curta-metragem de animação da Bósnia-Herzegovina e um dos mais bem executados trabalhos do género que vi nos últimos tempos.
Encontramo-nos naquela região dos Balcãs no final da Idade do Gelo onde deparamos com inúmeros animais presos dentro de gigantescos blocos de gelo. No último bloco, que começa agora a derreter, está um homem que aos poucos vai recuperando a sua consciência e pré-disposição para efectuar o seu novo "lar" e deixar assim a sua obra.
Aos poucos percebemos que aquilo que constrói não é uma simples casa mas sim um monumento que marca a sua passagem pela Terra... uma maravilha da Humanidade para que se recorde no futuro que ali esteve alguém. Para que se recorde que "ele" esteve ali. Mas repentinamente descobrimos que este homem não está sózinho.
Ironicamente aquilo que esta história nos transmite não é necessariamente a tolerância existe entre os homens mas sim a sua constante ausência. Aqueles dois homens que construíram, depois de um longo e árduo período, monumentos exemplificativos da sua grandiosa capacidade física e intelectual preferem por uma questão de mera prepotência e tentativa de domínio, destruir-se mutuamente do que cooperarem e edificarem os seus símbolos e estabelecerem as suas marcas no mundo que agora os recebia uma vez mais.
Exemplificativo do próprio conflito que massacrou aquela área geográfica na última década do século passado, esta magnífica curta-metragem consegue ainda através de um género que chega facilmente a todos os espectadores como é o caso da animação, transmitir uma importante mensagem como a necessidade urgente de dar lugar à tolerância, retirando assim definitivamente o "in" dessa palavra, e mostrar aquilo de que a natureza humana pode (e deveria) realmente ser feita.
Nomeado ao European Film Award na categoria de Melhor Curta-Metragem, esta obra é um magnífico exemplar não só como animação mas também como um filme capaz de transmitir uma importante mensagem que graças ao exímio trabalho do seu realizador, técnico de animação, som e também produtor se coloca entre os melhores trabalhos do género a nível Europeu.
Tolerantia é um filme que pode não ser muito conhecido mas que merece urgentemente ser observado.
.
.
10 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário