terça-feira, 15 de dezembro de 2009

The Fall (2006)

Um Sonho Encantado de Tarsem Singh é o relato de uma história imaginada com heróis e aventuras contada por um homem a uma criança enquanto se encontram hospitalizados.
O trailer deste filme, magnifico que é desperta o interesse de todo e qualquer cinéfilo que se preze. Grandes cenários, cor e acção suficiente para abrir o apetite, e o argumento em si desperta a vontade de ver o filme.
Abertura do filme... Beethoven no seu melhor... Imagens de fazer cortar a respiração de tão bem captadas estarem e uma cinematografia de fazer inveja a qualquer filme. Cenas do hospital.. o ânimo esmorece.
Catinca Untaru, a miudita romena que é actriz principal do filme não consegue despertar qualquer simpatia ou empatia sequer por ela. Irritante e percebe-se perfeitamente que o realizador ter estado a dizer-lhe algo ou não foi quase igual ao litro. Lee Pace, o actor principal do filme, está no mesmo hospital por ter tentado terminar a sua vida... possivelmente conheceu a miúda antes e daí é perfeitamente compreensível que o tenha feito (no filme claro... piada seca mas não me resisto).
Em termos interpretativos ora está absurdo ora exagerado e como tal daqui nada, absolutamente NADA, se retira. É o vazio completo de uma história que poderia ter sido muito grande, mais que não fosse pelos cenários que entrega.
Em termos visuais o filme está de facto extraordinário. As paisagens, os cenários, as montagens são de delirar. Igualmente grande é a cinematografia de Colin Watkinson que tenta dar um dinamismo imenso ao filme, e tivessem sido as interpretações coerentes, estou certo que o filme atingiria um patamar por demais elevado.
Artistica e visualmente este filme é como poucos. Dinâmico, extramente criativo e de fazer perder nos absolutamente fantásticos cenários que nos entrega, como espectadores sentimo-nos cativados. No entanto, e aqui entra a parte do "mas"... devido às pobres, para não dizer péssimas, interpretações que os actores nos entregam o filme torna-se mais numa agonia do que propriamente num deleite cinematográfico.
Resumindo... tenho um original que cedo gentilmente a quem me apresentar outro filme interessante. Mau... muito mau!

(totalmente devido ao lado artístico do filme e NADA mais) <-- 3 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário