segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Valkyrie (2008)

Valquíria de Bryan Singer conta a história do Cornel Claus von Stauffenberg do exército alemão e que tentou assassinar Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Para interpretar o conhecido coronel foi escolhido Tom Cruise o que gerou polémica durou algum tempo pois as escolhas recaíam sobre outros actores, nomeadamente alemães.
Polémica passada e filme estreado posso afirmar com segurança que não é a adaptação cinematográfica mais brilhante de um acontecimento da guerra mundial. Há filmes ficcionados ou retratos de casos reais que conseguem ser bem mais sucedidos do que este.
Em termos de direcção artística e arrisco dizer até de cinematografia o filme consegue ser bom pois o ambiente criado bem como os locais onde a acção se passa são reconstituídos de uma forma francamente capaz e apelativa ao espectador, no entanto, no que às interpretações se refere elas conseguem ficar àquem do esperado.
Nada contra Tom Cruise, que geralmente até aprecio ver trabalhar, mas aqui falta-lhe muito carisma e química para a personalidade que representa. Ele está lá mas é quase como não estar. Não deixa "legado" ou carisma com este seu desempenho, algo que seria fundamental para que o filme conseguisse resultar na perfeição.
Finalmente, é impressão minha ou Thomas Krestchmann está a tentar ganhar algum tipo de concurso a desempenhar papéis de nazi? É que provavelmente 8 em cada 10 papéis que desempnha são de oficiais nacionais-socialistas...
Não é um mau filme, longe disso, mas consegue ficar muito distante daquilo que poderia ter sido... um grande filme. E uma (nova) grande rampa de lançamento da carreira do próprio Cruise.

"Henning von Tresckow: God promised Abraham that he would not destroy Sodom if he could find ten righteous men... I have a feeling that for Germany it may come down to one."

7 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário