sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

De Planeta (2014)

.
Sobre um Planeta de Leonardo Cavaletti é uma curta-metragem de animação britânica presente no Mini Córtex, competição de filmes infantis que este ano tem a sua primeira edição no Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra a decorrer no Centro Cultural Olga de Cadaval até ao próximo Domingo, dia 15 de Fevereiro.
Ao som daquela que é provavelmente a mais reconhecida obra de Rossini, De Planeta leva-nos a conhecer um espaço que se transforma sucessivas vezes dando lugar às mais variadas formas de vida, a sua arte e os seus espaços - alguns reconhecíveis - culminando com sucessivas eras de mudança e transição bem como as riquezas que estas trazem.
Num registo que não esquece a dominância da modernidade sobre a Natureza e as consequências nem sempre positivas que este factor denota, De Planeta termina com uma intencionalmente mordaz dedicatória a todos aqueles que pararam para pensar neste planeta, nas suas transformações e nas referidas consequências que afectam todo um modo de vida, e a própria que é tantas vezes esquecida e desprezada. Talvez esses possam através de pequenos grandes actos ajudar a que aquele planeta sobreviva para além dos seus próprios actos.
.

.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário