segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cabeça (2014)

.
Cabeça de Miguel Tavares é uma curta-metragem portuguesa que foi exibida na competição nacional do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, a decorrer no Centro Cultural Olga de Cadaval.
Em pouco mais de quatro minutos assistimos a um único plano que filma a plataforma de uma piscina onde vários jovens se preparam para saltar. À volta - da acção e do espectador propriamente dito - conversas banais das quais não testemunhamos os seus intervenientes pois concentramo-nos naquela plataforma onde um jovem tenta - sem sucesso - saltar para a piscina.
Num pequeno e breve impasse o espectador vive numa incerteza sobre o potencial salto daquele jovem bem como sobre os motivos que lhe causam tantas dúvidas. Terá algum motivo ou aquela indecisão baseia-se apenas no medo do salto?
Ainda que com alguma potencialidade para desenvolver no âmbito dos medos e incertezas presentes no subconsciente de cada um, Cabeça falha enquanto detentora de uma narrativa que entusiasme pois termina da mesma forma que se inicia... num impasse.
Como objecto de ensaio para algo maior ou filme-experimental Cabeça reúne os requisitos mínimos... No entanto, enquanto filme de ficção com um argumento e linha condutora está longe de os atingir.
.
1 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário