sábado, 14 de fevereiro de 2015

Coisa de Alguém (2014)

.
Coisa de Alguém de Susanne Malorny é um documentário em formato de curta-metragem que esteve presente na secção de Competição Nacional do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, a decorrer no Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra.
Neste documentário somos levados à secção de perdidos e achados do PSP onde todo o tipo de objectos são depositados na esperança de recuperarem os seus "donos". Desde os mais banais e comuns objectos como um simples chapéu-de-chuva passando por uma carteira, documentos e relógios até objectos de ouro, aqui encontramos corredores intermináveis de objectos que aguardam por reaver a sua "vida" juntos daqueles que os perderam.
Num mundo labiríntico onde alguns desses objectos já estão votados ao esquecimento, acompanhamos todo um processo de identificação dos mesmos ou o seu abandono total até ao consequente leilão onde se espera possam encontrar um novo rumo.
Simpática pela abordagem que alguns dos "apanhados" têm ao encontrarem objectos que são - ou se assemelham - àqueles que outrora perderam existe, no entanto, um distanciamento das realidades pessoais que todos aqueles objectos podem representar e às histórias que em tempos interpretaram; difícil, é um facto, mas seria interessante pensar sobre os caminhos que todos eles já tiveram e os factos que o destino - ou a pouca sorte - lhes provocou para os levar àquele local.
.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário