terça-feira, 13 de maio de 2014

Subterráneo (2013)

.
Subterráneo de Miguel A. Carmona é uma curta-metragem espanhola de ficção e a última das presentes na secção Fantástico da quinta edição do Piélagos en Corto - Festival Internacional de Cortometrajes de Ficción que decorreu entre 5 e 10 de Maio na Cantábria, em Espanha.
Durante a madrugada, Susana (Cuca Escribano) e Daniel (Carlus Fabrega) vivem uns momentos de um tórrido encontro sexual dentro de um automóvel na garagem de um prédio.
Tudo parecia correr bem até serem interrompidos pela chegada de um novo automóvel de onde saem três homens de aspecto sinistro e com planos próprios para aquela noite.
Álvaro Begines e Miguel A. Carmona escrevem este argumento de suspense e alguma tensão que para além de uma história de cinema fantástico se prende principalmente com aspectos morais explorados de uma forma aparentemente ligeira mas que acabam por se tornar nos principais elementos desta história.
Cedo percebemos que "Susana" e "Daniel" não têm nenhuma relação afectiva para além da sexual que lhes confere alguns instantes de prazer. Mais... cedo percebemos que pelo menos no que diz respeito a "Susana", ela encontra-se na garagem do prédio no qual vive enquanto o seu marido está em casa a dormir descansado.
Não bastasse esta traição já ser motivo para uma história que se adivinhava difícil, é então que encontramos estas duas personagens numa situação de perigo de vida quando um grupo de homens invade a garagem em que se encontram para "tratarem" dos seus próprios negócios e agendas criminosas da qual os nossos dois protagonistas têm de fugir sem que ninguém dê pela sua presença.
É então que ambos são colocados perante um complicado dilema que pode determinar o resto das suas mais ou menos curtas vidas... irão pedir ajuda sujeitando-se a serem descobertos ou, por sua vez, nada fazem esperando apenas que o mal passe?! Tudo seria simples demais para que esta história se alongasse sendo que, desta forma, tenha de ser colocada uma terceira via... Arriscará um deles a vida do outro como forma de sobreviver a um trágico destino e ainda escapar à revelação dos porquês de se encontrarem naquela garagem?
Com esta última questão colocada é então que nos deparamos com a verdadeira essência de Subterráneo onde o lado mais animal de qualquer um de nós é colocado à prova e onde se tentam eliminar todos os indícios de tarefas menos explícitas (ou lícitas) e agir como se o amanhã fosse um dia tão normal como qualquer um dos anteriores. Arriscar a vida de um parceiro, independentemente da actividade que com ele se pratique, e salvar a própria integridade (ainda que ela possa ser pouca no final das decisões que se tomam), acaba por ser o ponto mais forte desta história que desmascara as intenções de "Susana", e de certa forma de qualquer um de nós como auto-preservação, demonstrando assim que não são apenas os criminosos assumidos que tomam as atitudes ou acções mais limite... qualquer um de nós as pode tomar... a diferença é que nem todos estão dispostos a admitir que somos capazes de as ter.
No final, e talvez aquilo com que ninguém conta, é que nem todos os passos são limpos e por vezes o melhor dos planos pode correr mal... um alarme pode tocar e todo o nosso percurso ser posto a descoberto graças às nossas próprias e impensadas acções.
Escribano e Fabrega formam uma dupla interessante como o casal de amantes que tem tudo a perder se a sua relação se tornar pública. Amigos mais ou menos confidentes que se encontram às escondidas para manter as respectivas reputações, denotam uma inicial cumplicidade que percebemos à medida que o tempo passa mais não ser do que uma química meramente sexual e que quando o momento "aperta" mais não são do que dois estranhos a conviverem no mesmo espaço no qual tentam sobreviver. Escribano compõe uma "Susana" mordaz e de raciocínio rápido que, no entanto, não elimina todas as provas do seu próprio crime e que, a curto prazo, terá muito para justificar.
No entanto, se a dupla protagonista tem desempenhos sólidos, é Emilio Buale com o seu par de óculos escuros tão ou mais intimidante que ele próprio, que se destaca no decurso desta curta-metragem como aquele com o qual temos de ter verdadeiro cuidado. Aparentemente cool mas dono de uma atrocidade feroz, Buale compõe um vilão extremamente intenso capaz de dominar todos os segundos em que aparece no ecrã... e mesmo os demais nos quais não aparece mas que se faz sentir a sua presença.
E depois do crime organizado tomar conta daquele espaço e um "menos" organizado ocorrer, só resta dizer que nenhum deles passa sem ser notado sendo a única questão que resta colocar ser... quem terá mais a perder quando as suas acções se revelarem aos demais depois daquele tão desejado alarme finalmente soar?!
.

.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário