sexta-feira, 16 de maio de 2014

Iniciación a la Fotografía (2013)

.
Iniciación a la Fotografía de Nico Aguerre é uma curta-metragem espanhola que esteve presente na secção Nacional/Internacional da última edição do Piélagos en Corto - Festival Internacional de Cortometrajes de Ficción que decorreu na Cantábria, em Espanha entre os dias 5 e 10 de Maio e onde tive o prazer de estar presente enquanto membro do júri.
Ela (Laura Barba) entra num estúdio de fotografia e pede informações sobre um curso que já está a decorrer. É quando parecer querer saber demais que o improvável se descobre.
Esta é daquelas curtas-metragens da qual apenas percebemos a dimensão do seu sentido de humor quando ela está prestes a terminar. De fácil empatia com a sua personagem principal ainda que, a certa altura, pensemos que seja alguém de muito difícil trato, Iniciación a la Fotografía é ainda dotada de uma notável direcção de fotografia da autoria de Edgar Melo que transforma todo o cenário ausente de cor, numa imagem limpa, expressiva e de grande qualidade capaz de mostrar todos os pequenos detalhes que envolvem aquele cenário (estúdio) em particular.
Não sendo uma curta-metragem que tenha um enredo muito elaborado e estando muito ao estilo de um sketch, Aguerre consegue com ela demonstrar quatro diferentes personagens com personalidades distintas e amplas que poderiam facilmente contribuir para um trabalho mais extenso onde as respectivas perspectivas daquele mesmo acontecimento seriam interessantes de dar a conhecer ao espectador.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário