quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra 2013

.
A 4.ª edição do Festival Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra, que se inicia hoje no Centro Cultural Olga de Cadaval em Sintra, dedica a sessão de abertura ao aclamado e irreverente cineasta português João César Monteiro, assinalando assim os dez anos do seu falecimento.
A homenagem conta com a exibição de nove curtas metragens do cineasta, uma exposição de fotografias de rodagem e um debate com a presença de cineastas e colaboradores de João César Monteiro, ao longo do seu percurso.
Esta é a primeira vez que serão mostradas todas as curtas metragens de João César Monteiro num único evento. A mostra retrospectiva foi programada e coordenada por Ana Isabel Strindberg, companheira, assistente do cineasta e programadora de cinema. Nas rodagens dos seus filmes, o cineasta referia regularmente que “o ideal é chegar ao plateau com a frescura de uma rosa e a agilidade de um caçador perante a presa. Para bem saudar a beleza do mundo, como é evidente. E a beleza do mundo, como se sabe, é a beleza do cinema”.
Assim para esta sessão de abertura, que se inicia pelas 21e30, serão apresentadas as curtas-metragens Sofia de Mello Breyner Andresen (1969), Quem Espera Por Sapatos de Defunto Morre Descalço (1971), A Mãe (O Rico e o Pobre) (1978), Os Dois Soldados (1979), O Amor de Três Romãs (1979), Conserva Acabada (1989), Lettera Amorosa (1995), O Passeio com Johhny Guitar (1995) e O Bestiário ou o Cortejo de Orfeu (1995).
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário