domingo, 13 de outubro de 2013

Teles (2013)


.
Teles de José Magro é um dos cinco documentários em formato de curta-metragem que estão presentes na Competição Nacional do Córtex que decorre no Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra.
Aqui seguimos a história de Teles, o marcador de linhas do União Sport Clube de Baltar, que é um homem já desgastado pelo tempo mas dedicado a esta profissão que exerceu toda a sa vida e da qual fala com gosto e dedicação.
Este documentário mostra-nos não só a paixão da vida, maior do que qualquer elo afectivo que estabeleceu com outra pessoa, bem como a interacção que desenvolve com o restante pessoal do clube desportivo ou como com os seus jovens atletas.
Se por um lado é uma história simpática e que nos apresenta uma "personagem" com a qual empatizamos de imediato, mesmo quando revela ter um feitio muito particular, não é menos verdade que ficamos um pouco perdidos com esta narrativa que parece não ter uma mensagem concreta a transmitir. Assim, e com a excepção dos referidos momentos onde somos levados a dar uns quantos sorrisos, este simpático documentário está longe de ser uma obra que vamos recordar no futuro mas que, em todo o caso, cumpre os seus objectivos enquanto obra experimental do jovem realizador.
.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário