domingo, 6 de outubro de 2013

PFShortsFest - 1ª edição: o vencedor

.
Realizou-se hoje a grande final da primeira edição do PFShortsFest, evento do Portugal Fantástico, no Teatro Rápido em Lisboa. O evento que se destina a divulgar algumas das melhores curtas-metragens nacionais feitas no último ano foi organizado duas vezes por mês desde Junho último, da qual saía uma vencedora por sessão, através do voto do público, que estiveram agora presentes na grande final.
Nesta primeira edição as seis finalistas a competir pelo troféu foram Fúria, de Sérgio Grilo, Projecto V, de Bernardo Almeida, Sugar Girl, de Bruno Simões, Poesia de Segunda Categoria, de Miguel Ribeiro, Tsintty, de Rui Pedro Sousa e O Cheiro das Velas, de Adriana Martins da Silva.
Para esta final da primeira edição, e após deliberação do júri que decidiu a grande vencedora, o troféu foi atribuído à curta-metragem Projecto V, de Bernardo Almeida.
A segunda edição do PFShortsFest terá início a 14 de Novembro para mais uma animada sessão de cinema em formato curto.
.
.

3 comentários:

  1. Um excelente primeiro festival. Assisti a duas semi finais e a esta final. Adorei as semi finais em que estive presente com curtas de muita qualidade. Tenho pena que na final não tenha sido também o público a decidir o veredicto porque fomos nós, público, quem levou as seis curtas a esta final. Por sinal, e feitas as contas, a curta vencedora, escolhida pelo Juri, até foi a menos aplaudida na noite da final de sábado de entre as seis curtas. É pena, mas mesmo assim valeu pelo espectáculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, o sistema de voto utilizado no PFShortsFest é idêntico ao utilizado em inúmeros festivais e concursos, onde o público/ fãs votam nos trabalhos preferidos e no final a decisão do vencedor passa por um painel de júri imparcial e de conhecimentos gerais dentro do âmbito. Nunca se consegue agradar e gregos e troianos, tendo inicialmente ocorrido algumas criticas porque a votação era feita pelo público e quem levava mais amigos era quem vencia a sessão. De salientar que essa não foi de modo nenhum a realidade pois em praticamente todas as sessões as curtas que venceram foram trabalhos que não apresentavam um elevado numero de representantes na sala. Contudo, para evitar que as mesmas vozes de critica se voltassem a levantar com a hipotese do vencedor ser o que tinha mais amigos na sessão final, decidimos que um painel de seis jurados, distintos nas suas áreas mas sempre dentro do âmbito do festival, avaliassem os seis finalistas escolhidos pelo público e decidissem qual o que mais se destacava dentro da visão dos membros do júri. Como referi, não se pode agradar a gregos e a troianos e o objectivo do festival não é mais do que divulgar e promover o nosso cinema tendo o extra de um trabalho receber um pequeno troféu simbólico e assim continuará a ser na 2ª Edição que já vem a caminho e para a qual temos recebido dezenas e dezenas de trabalhos que querem participar sem quaisquer questões a nível de votações ou decisões. Para finalizar quero agradecer as palavras e deixar os votos de poder contar consigo nas sessões da 2ª edição :)

      Eliminar
  2. Caro Joaquim, o júri apenas decidiu sobre aquelas curtas-metragens que lhe foram dadas a escolher pelo público.

    A selecção das mesmas foi da única a inteira responsabilidade do público.

    O importante acima de tudo é a divulgação e apoio ao cinema português. Acima de qualquer prémio esse é um prémio para todos :)

    ResponderEliminar