sábado, 29 de maio de 2021

Legacy (2021)

Legacy de Igor Ferreira e André Renato (Portugal) é uma das curtas-metragens presentes na secção Filme de Leiria da oitava edição do Leiria Film Fest a decorrer na cidade.
Uma reflexão sobre o tempo ou, melhor, sobre a crueldade do tempo e dos seus efeitos no espaço, na memória, nos actos, nas pessoas e sobretudo no tal "legado" que este deixa para a posteridade.
Conscientes da passagem do tempo, ainda que tantas vezes está o público abstraído na sala de cinema para que ele, "lá fora", continua a passar sem ser "contado", esta curta-metragem exibe através de uma animação semi-rudimentar, também ela, é um legado dos idos tempos de uma computorização mais "amadora", traços de um passado inconstante e violento cujas marcas perduram até ao momento que atravessamos. De Impérios caídos a batalhas sangrentas, da queima da memória impressa como tentativa de apagar um passado sombrio e do qual não se pretendiam nem provas nem marcas da diferença que se tentaram obliterar, este breve filme curto apresenta um conjunto de premissas interessantes sobre o dito tempo mas que, no entanto, permanecem nessa tentativa de expor o passado sem que dele se denote uma real vontade de o caracterizar. Percebemos que existe uma vontade de condenação e que nada dos ditos radicalismos sobrevive, afinal... tudo e todos regressa ao pó de onde veio, mas não se compreende a execução do que vemos com aquilo que nos chega em voz-off como uma locução primária desse tempo que tudo destrói. Ou talvez não...
Pertinente pela sua vontade de revelar o tempo como a maior máquina de destruição de todos os tempos, ainda mais cruel do que a própria acção do Homem e quiçá da própria Natureza, mas não chega a ser aquele filme que poderia ser se a sua execução tivesse sido mais cuidada, elaborada ou mesmo melhor enquadrada deixando argumento e imagem numa nem sempre coerente junção.
.

.

4 / 10

.

Sem comentários:

Enviar um comentário