sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O candidato português aos Oscar é...

.

Depois de uma votação que decorreu entre os passados dias 18 e 28 de Outubro, a Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje que o candidato português aos Oscars na categoria de Melhor Filme Internacional é a longa-metragem A Metamorfose dos Pássaros, da realizadora Catarina Vasconcelos.

.

.

A longa-metragem, que teve estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2020 onde recebeu prémio FIPRESCI da secção Encontros, tendo também já passado por diversos festivais internacionais de cinema, relata em estilo de um diário, momentos da família da realizadora iniciando o conto com a relação de Beatriz e Henrique, os avós, que se casam quando ela tem apenas 21 anos. O avô, oficial da marinha passa várias temporadas no mar ficando ela em terra a cuidar dos filhos. Um dia, Beatriz morre inesperadamente e Jacinto, o seu filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é o pai da realizadora, cuja mãe morreu quando ela tinha apenas 17 anos. Segundo a realizadora “Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda das nossas mães e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha".
A Metamorfose dos Pássaros revela assim a mútua exploração da intimidade da relação familiar e a própria passagem do tempo, num caminho em que compreendem que partir é uma etapa fundamental para o começo de algo novo.

.


.
A 94ª edição dos Oscar irá decorrer no próximo dia 27 de Março de 2022 no Dolby Theatre, em Los Angeles, na California.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário