domingo, 24 de julho de 2011

Arachnophobia (1990)

.
Aracnofobia de Frank Marshall é aquele filme que para muitos serve como um verdadeiro teste aos nervos e aos problemas cardíacos. Sim... eu sou um deles. Não pode haver no mundo criatura mais asquerosa do que uma aranha e aqui elas são literalmente aos milhares.
Depois de uma viagem pela América Latina onde um norte-americano morre em estranhas circunstâncias, o seu corpo é enviado para a sua terra natal onde muitas mais estranhas mortes ocorrem.
Ross Jennings (Jeff Daniels) o novo médico local agora suspeito de má prática médica por ser ele o último a analisar todas as vítimas mortais pela última vez descobre que algo mais se passa do que simples mortes... e tinha razão.
Daqui para a frente aquilo a que vamos assistir é a um sem fim de aranhas que se lembram de vir atacar uma pequena e pacata localidade do interior até descobrirmos o verdadeiro "lar" da raínha das ditas para nos arrepiarmos surpreendermos com o tamanho da criatura.
Por mim falo quando digo que se me aparecesse uma aranha daquele tamanho à frente morreria mais depressa de uma qualquer paragem cardíaca antes sequer do animal me ferrar a mandíbula e espalhar o veneno. Sim, é verdade... é capaz de ser o único animal ao cimo da Terra que me dá um profundo asco e me retira o sossego.
Passando ao lado dos enormes, longos e inúmeros planos em que durante este filme tive de olhar para aranhas... e mais aranhas... que são francamente muito penosos, há a destacar a interpretação de John Goodman que é o que alivia a tensão durante esta penosa hora e meia de filme. Goodman enquanto o cómico exterminador de aranhas dá o melhor de si nos breves momentos em que surge no ecrã. Breves mas os suficientes para nos tranquilizarem e relaxarem um pouco para não pensarmos demais naqueles nojentos seres de oito pernas (estou a ser tão imparcial...).
Dito isto sim... assumo que apesar do algum stress que me provoca muito deste filme, o que é certo é que ele é um clássico daqueles que não resisto ocasionalmente a ver e que bastante me diverte. Que me lembre mais nenhum foi feito com a categoria deste onde as aranhas de facto parecem mesmo ser reais e que estão ali tão perto de nós (demasiado perto).
Dentro do género é de facto um dos melhores e que recomendo... mesmo aos cardíacos, como sendo uma aposta segura em bom entretenimento. E para quem tem asco a aranhas... acredite quando digo que depois de ver este filme... não irá passar. Pelo contrário, ficará ainda pior.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário