quarta-feira, 13 de julho de 2011

Monsoon Wedding (2001)

.
Casamento Debaixo de Chuva de Mira Nair é uma experiência cinematográfica única. À altura que vi este filme pela primeira vez as minhas suspeitas para com um filme "fora" do habitual tanto pela sua história como pela sua proveniência deixavam-me um pouco desconfiado sobre aquilo que poderia ir ver.
Aquilo que acontece à medida que a história deste filme nos é contada é, felizmente, uma surpresa bem positiva e a nossa simpatia por ele vai crescendo muito rapidamente ao ponto de conseguirmos simpatizar em absoluto com a história que nos é contada.
Neste filme vencedor do Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza assistimos à reunião da família Verma, vinda de todos os cantos do mundo, para o casamento combinado de Aditi (Vasundhara Das). Durante os dias de todos os preparativos e em que a família se reune assistimos a todo o tipo de dinâmicas entre os vários elementos da família que passam desde a aceitação, a honra, o amor, o afecto e a revolta. Sente-se realmente como se estivessemos de facto a assistir aos vários problemas de uma família onde a palavra e o sentimento existem de facto. Todos os sentimentos mais dramáticos e mais emotivos estão nas suas palavras e nos seus actos. Nas suas dúvidas e nas suas certezas. Mas especialmente, toda a carga dramática encontra-se nas suas cedências e na sua aceitação não só enquanto indivíduos mas também como um todo a que pertencem. Não é afinal este sentimento de pertença que constitui acima de qualquer lado de sangue o verdadeiro significado da família?
Mas apesar de ser o elemento fundamental, nem só de drama se faz este filme que constituído de fortes e sólidas interpretações tem em P.K. Dubey (Vijay Raaz) um dos seus mais fortes e seguros actores como o homem encarregado de planear todo o casamento. Vijay Raaz não só consegue ser um actor seguro na sua componente mais dramática onde nos emociona com alguns dos momentos mais intensos do filme, como também é a seu cargo que se encontram todos, sem excepção, os momentos de comédia que o mesmo nos dá.
Com os seus maneirismos e atitudes, e sobretudo com a sua postura cómica segura na sua insegurança, Raaz consegue criar uma personagem não só trágica como cómica e tornar-se no actor com que todos acabamos por gostar e de quem esperamos sempre um pouco mais. Os seus momentos com aquela que será a sua futura noiva Alice (Tillotama Shome) conseguem por muito breves que sejam suportar todas as emoções possíveis de se ter com este filme.
Por sua vez seria impossível falar deste Casamento Debaixo de Chuva sem referir aquela que é a interpretação feminina (e não só) mais forte deste filme ao cargo de uma brilhante Shefali Shetty, que na "pele" de Ria nos mostra como por detrás de um rosto quase sempre sorridente se esconde um terrível segredo capaz de destruir os mais fortes alicerces de uma família.
Se a história é forte por onde quer que se pegue, igualmente poderosa é a banda-sonora da autoria de Mychael Danna que pega nos sons tradicionais indianos e os mescla (sem os esquecer) com ritmos modernos típicos de qualquer super-produção de Bollywood. Assim temos por um lado ritmos intensos e virados para o futuro com os mais tradicionais e melodramáticos tudo... no mesmo filme. Intenso, muito intenso.
Em muitas ocasiões, e meramente por total desconhecimento que cria alguma relutância e reserva, deixamos passar ao lado certos filmes que não só são bons como são de facto dos melhores que alguma vez podermos chegar a assistir. Este Casamento Debaixo de Chuva é um desses exemplos. É um filme forte, emocionante, divertidos e com excelentes interpretações que dão vida a uma história comum a tantas pessoas sobre um ou outro aspecto e que retratam no melhor e no pior tantas e tantas pessoas. Por isto, e por tantos outros motivos, é um filme que deve ser visto e apreciado sem qualquer reserva ou complexo apenas por, em certa medida, pensarmos que foge ao "tradicional".
.
.
"Lalit Verma: These are my children, and I will protect them from myself even if I have to."

.
10 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário