segunda-feira, 15 de agosto de 2011

17 Again (2009)

.
17 Anos Outra Vez! de Burr Steers junta Zac Efron, Matthew Perry e Leslie Mann num filme em tons de comédia com um tema já muito (re)visto em tantos outros filmes que vulgarmente qualquer um de nós apelida de "comédia adolescente".
Mike (Perry) lamenta a sua vida que não foi aquilo que ele sempre desejara. Num momento em que tenta salvar uma pessoa de uma eventual morte, Mike cai um vórtice temporal e regressa ao passado assumindo o seu "eu" mais jovem (Efron) com dezassete anos de idade. Ao mesmo tempo que tenta aproveitar a sua segunda juventude e vivê-la como uma intensidade até então não tida como sustenta uma relação mais próxima dos seus filhos.
Conseguirá Mike viver esta juventude eterna ou, por outro lado, irá ele procurar regressar a um (seu) passado que é agora o seu futuro?
17 Again é o habitual filme em que pai - ou mãe - "transfere" a sua alma para o corpo de um filho. Aqui a diferença mais evidente face a essas outras obras é que não existe um regresso ao passado mas sim uma transferência de alma para uma idade mais jovem do protagonista mas... na actualidade. O único propósito - a haver - será então fazer nesta actualidade aquilo que no seu próprio tempo não conseguiu - ou não fez - ludibriando o tempo (ou sendo ludibriado por ele?) e viver um pouco... para mais tarde recordar.
A premissa e as ideias de base deste filme estão, como todos sabemos, já bastante gastas e vistas em incontáveis filmes que abordam esta ideia do "e se" e, convenhamos, de uma forma mais marcante para o espectador que as assumiu como filmes da sua própria juventude. "Se" eu tivesse feito algo.... E "se" eu conseguisse... Um sem número de "e ses" que poderiam justificar de forma diferente a vida que este "Mike" poderia agora ter sendo, na verdade, formas de obter o que não teve ou fez mas condicionando e limitando tudo aquilo que, na verdade não paralela, conseguiu conquistar... nomeadamente uma mulher e os filhos daqueles que pensamos serem os seus sonhos.
Com uma fórmula já bastante utilizada e sem grandes - se é que alguns - elementos que o espectador possa considerar novos ou revitalizantes do género, 17 Again vive ainda de um conjunto de interpretações seguras - no sentido de não arriscarem - mas que, tal como o filme num seu todo, não é marcante para uma geração actual como o foram outros no seu respectivo tempo. Salve-se, neste aspecto a interpretação de Thomas Lennon enquanto elemento fundamental para o humor e claro, a presença de Zac Efron ainda persistente como o "menino bonito" que não precisa fazer nada a não ser "estar lá".
17 Again não é um daqueles filmes que são difíceis de serem vistos mas, ainda assim, enquanto espectador questiono-me sobre até que ponto conseguirá ter um público alvo que ultrapasse as adolescentes desesperadas para assistir a "mais um" filme de Zac Efron! Consistente apenas no público alvo que pretende seduzir à sala, esta comédia teen é apenas isso... mais uma comédia teen sem grandes propósitos ou fundamentos.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário