terça-feira, 15 de maio de 2012

Beowulf & Grendel (2005)

.
Beowulf & Grendel - A Lenda dos Vikings de Sturla Gunnarsson tem dois argumentos de peso que nos fazem considerar vê-lo. Um deles é o facto de se basear nos contos mitológicos nórdicos que num misto de fantasia e de lenda são de imediato bons temas para dar em filme épico. O outro é a presença de um dos actores mais requisitados do momento como é o caso de Gerald Butler.
Depois de um ataque por puro medo e vontade de controlar um vasto território que correu mal, o jovem Grendel cresce separado do normal contacto com as outras pessoas e com o sentido desejo de vingança para com todos aqueles que mataram injustamente o seu pai.
É então chamado por Hrothgar (Stellan Skarsgard) chama para defesa do seu povo o mítico herói Beowulf (Gerald Butler) que irá assim travar uma batalha com um inimigo que não conhece e que não percebe os motivos que o levam a atacar tão pacífica comunidade.
Os segredos que envolvem todo aquele povo só irão, a seu tempo, ser descobertos à medida que Beowulf questiona a passividade de Grendel para consigo quando todos o apontam como o causador de tanta violência.
Se é verdade que este filme tem uma dupla de actores protagonistas que já dão cartas em qualquer filme em que são anunciados, aqui as expectativas não poderiam ser menores, afinal de contas estamos a falar de uma produção que envolve História e mitologia, batalhas, a sede de justiça e vingança e, acima de tudo, uma história onde a honra se sobrepõe a tudo e todos, não é no entanto menos verdade que muitas dessas nossas expectativas acabam por não ser satisfeitas com aquilo que este filme nos oferece na prática.
As interpretações do conjunto de actores não denotam qualquer química entre si. Cada um puxa para seu lado e no final temos vários actores, em vários momentos cada um deles quase que a interpretar um filme diferente dos outros, tornando inexistente uma potencial química entre eles.
Assim aquilo que acaba por se tornar positivo neste filme, ainda que não suficiente para o tornar algo francamente apelativo (mesmo para os apreciadores do género), são os vários aspectos técnicos nomeadamente a fotografia que transforma o local num sítio pouco convidativo e com um ambiente claramente sinistro e a caracterização dos actores que, essa sim, se afirma como um dos maiores trunfos do mesmo.
Não que desiluda na totalidade, seria aliás injusto dizê-lo, mas é certo que este filme não nos consegue cativar no seu todo mesmo com o extremo potencial épico que tem e que não é devidamente aproveitado. Durante algum tempo prende-nos ao ecrã e consegue fazer-nos esperar por mais, no entanto, por não desenvolver correctamente a história e as personagens acaba por se tornar extenso demais e sem aquele "fogo" que esperamos da sua execução.
Interessante mas não bom, com algum potencial mas longe de ser memorável, ainda não foi desta que a lenda de Beowulf saiu devidamente dignificada.
.
.
5 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário