domingo, 8 de julho de 2018

Waking Up (2010)

Waking Up de Alex Kolman (EUA) é uma curta-metragem de ficção que apresenta a história de um homem que acorda repentinamente para se ver detido por outros indivíduos de máscara sem aparente razão. Ao escapar vai dar a uma pequena cidade onde encontra folhetos informativos que mencionam uma estranha nuvem de gás. Num momento de incerteza até onde poderá ir a sua fuga?
Ainda que assumidamente seja uma curta-metragem que tem inúmeras falhas que muito se aproximam de algum amadorismo ou, de forma mais simpática, feita por alguém que pretende contar a sua história, este Waking Up parece passar todo a sua curta duração primeiro à volta da fuga já mencionada e depois de um conjunto de banalidades que não proporcionam um justo desfecho da história que se pretende contar.
Como uma história do género fantástico/dias do fim em que facilmente o espectador a coloca, esta curta-metragem tem a falha crucial apresentada por muitas histórias semelhantes. Existe claramente uma grande vontade de contar a sua própria visão desse fim do mundo mas, ao mesmo tempo, a vontade atropela-se com todo um conjunto de elementos que fazem a mesma rodopiar sem fim à vontade de "nada" que atrapalha o seu desenvolvimento principalmente por não lhe atribuir um rumo coerente. As personagens nunca são desenvolvidas, a história não parece ter um fim coerente nem tão pouco um princípio que se auto.justifique e coloque o espectador no espaço e no tempo deixando-se apenas fazer valer pela ideia do próprio género em que se insere - fazendo o espectador crer que estamos perante o tal fim do mundo - colocando apenas elementos terminais - um gás, um vírus, uma guerra (,,,) - que lhe apontam para onde está sem nunca esclarecer nem como, nem quando ou tão sequer um porquê.
Assim, pode valer apenas e só pela intenção do realizador em apresentar a sua visão sobre esse fim mas isso como único elemento não chega para apresentar uma história coerente ou tão pouco que marque e se diferencie no género. Já todos nós "aqui" estivemos ao visionar um destes filmes mas certamente amanhã já todos nós esquecemos que o mesmo existe.



1 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário