segunda-feira, 29 de junho de 2009

And now for the Actors...

Uma vez já cumprida uma pequena reflexão às vencedoras do Globo de Ouro de Melhor Actriz, os de Portugal claro, estava também na altura de fazer uma igual aos de Melhor Actor, os quais passo a referir desde o primeiro vencedor no ano de 1996:
.
1996 -- Joaquim de Almeida (Adão e Eva)
1997 -- Diogo Infante (Mortinho por Chegar a Casa)
1998 -- Joaquim de Almeida (Tentação)
1999 -- Diogo Infante (Pesadelo Cor-de-Rosa)
2000 -- Vítor Norte (Tarde Demais)
2001 -- Vítor Norte (A Sombra dos Abutres)
2002 -- Joaquim de Almeida (O Xangô de Baker Street)
2003 -- Vítor Norte (O Gotejar da Luz - Paixão em África)
2004 -- Nicolau Breyner (Os Imortais)
2005 -- Nicolau Breyner (Kiss Me) e (O Milagre Segundo Salomé)
2006 -- Nuno Lopes (Alice)
2007 -- José Afonso Pimentel (Coisa Ruim)
2008 -- Ivo Canelas (Call Girl) e (O Mistério da Estrada de Sintra)
2009 -- Nuno Lopes (Goodnight Irene)
.
À primeira vista aquilo que podemos de imediato verificar é que durante 1996 e 2005, ou seja, durante os primeiros dez anos da cerimónia, apenas QUATRO actores saíram vencedores do galardão, tendo assim a vitória rodado entre uns e outros. Estão lá presentes quatro nomes bem representativos do nosso panorama. Nicolau Breyner, um digno representante da velha guarda da representação. Joaquim de Almeida o mais internacional actor português. Vítor Norte um dos rostos mais significativos dos anos 80 que firmou uma forte presença no grande ecrã. E finalmente Diogo Infante que por sua vez assumiu o papel do rosto dos anos 90.
O segundo factor que podemos verificar é que nos últimos quatro anos desta cerimónia se encontram três dos novos rostos e da nova geração de actores nacionais; Nuno Lopes duplo vencedor neste período, Ivo Canelas e José Afonso Pimentel. E de todos guardo o papel do Nuno Lopes no Alice como um dos meus preferidos (há outros), e para o qual futuramente farei aqui a minha respectiva crítica ao filme.
Finalmente deixo tal como o fiz no comentário às actrizes, uma referência àqueles que poderão (ESPERO) fazer parte deste grupo para os próximos anos... Espero CLARO pelo nome do Filipe Duarte. Pelo do Ruy de Carvalho. Pelo Rogério Samora. Pelo Adriano Luz. Espero pelo Miguel Guilherme. Gostava de ver o Raul Solnado. Espero pelo Rui Morrison. Espero pelo José Pedro Gomes. Espero pelo Gonçalo Waddington. Espero pelo Pedro Efe. E sim, gostava BASTANTE que alguém se lembrasse de convidar o Herman José para um filme que lhe desse asas suficientes para nos brindar com uma daquelas representações magníficas de comédia como não muitos nos sabem oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário